ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastradoCRM 133363/SP
Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa é graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Realizou residência em Clínica Médica e em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou como preceptora da residência médica de Geriatria no ano de 2014 e é médica assistente do serviço de dor e doenças osteoarticulares da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Unifesp.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Publicações que Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa colaborou.
Quando se fala em mobilidade, o ponto chave é trabalhar o corpo de forma que ele seja capaz de se sustentar da melhor maneira possível, executando as mais diversas atividades ao longo da vida. Quando a mobilidade é fomentada/estimulada desde cedo e se mantém com o passar dos anos, as chances de garantir uma boa … Continue reading Mobilidade: qual a importância de se manter em movimento, pensando em uma boa qualidade de vida?
Manter a mente “afiada” durante toda a vida é algo que depende de diversos fatores, alguns controláveis, outros não. Mas, no geral, pode-se dizer que a adoção e manutenção de hábitos saudáveis, desde a infância até a fase adulta, são pontos cruciais para manter um bom nível cognitivo/mental/intelectual ao longo da vida, em paralelo com … Continue reading É possível manter a mente afiada por toda a vida?
Os médicos costumam dizer aos familiares de um paciente com a doença de Alzheimer que o diagnóstico muda bastante a rotina. A perda de memória recente é uma das primeiras consequências percebidas, mas conforme a doença progride e chega ao seu estágio mais avançado, os cuidadores e o próprio idoso precisarão enfrentar desafios ainda maiores. … Continue reading Quais são os principais desafios no estágio avançado da doença de Alzheimer?
A maioria das pessoas conhece a doença de Alzheimer pela perda progressiva da memória, que é o principal sintoma do quadro. Porém, este não é o único dano causado no cérebro. O paciente também apresenta outras manifestações, como a agressividade e a irritação. Todos esses sintomas surgem em função das alterações cerebrais que decorrem da … Continue reading Por que a doença de Alzheimer pode causar agressividade e irritação?
A doença de Alzheimer tem como principal sintoma a perda de memória recente. Por isso que em muitas ocasiões os pacientes esquecem o conteúdo que acabaram de absorver. Por outro lado, as memórias antigas tendem a se manter preservadas por mais tempo. Isso acontece devido à forma como a doença afeta, em geral, o cérebro … Continue reading O idoso com doença de Alzheimer costuma falar muito sobre o passado?
A doença de Alzheimer, segundo o Ministério da Saúde, é um transtorno neurodegenerativo e progressivo. O problema pode ser dividido em algumas fases, de acordo com a gravidade do quadro. As fases são as seguintes: leve, moderada e grave. Para que o paciente tenha chances melhores de recuperação, é importante que o diagnóstico e tratamento … Continue reading Doença de Alzheimer: quais são as fases da doença? Como identificá-las?
O Mal de Alzheimer, também conhecido como Doença de Alzheimer, é uma das formas mais conhecidas de demência. A ciência ainda não chegou a uma conclusão sobre as causas desse problema, mas acredita-se que o depósito de proteínas beta-amiloide entre os neurônios e a formação de emaranhados neurofibrilares resultam na perda de neurônios e na … Continue reading O mal de Alzheimer tem cura? Especialista explica tratamento!
As fraturas ósseas estão entre as principais complicações da osteoporose. Como a doença deixa o esqueleto frágil, especialmente nos idosos, qualquer movimento pode gerar uma fratura. Segundo o Ministério da Saúde, um a cada 20 idosos que sofrem uma queda acabam quebrando o osso e as fraturas no punho estão entre as mais frequentes. Tratamento … Continue reading Osteoporose: Como se proteger de possíveis fraturas no punho facilitadas pela doença?
O Mal de Alzheimer é uma doença que não tem cura caracterizada nos primeiros estágios pela perda progressiva da memória recente. “Muitas vezes, isso passa despercebido pelos familiares que, muitas vezes, acreditam ser inerente ao processo de envelhecimento”, diz a geriatra Thaísa Segura da Motta Rosa. A médica explica que o paciente pode se tornar … Continue reading Mal de Alzheimer: Quais são os primeiros sintomas da doença?
O mal de Alzheimer é uma doença que provoca, progressivamente, a perda da memória, e de outras capacidades cognitivas e funcionais. Com o avanço do problema, os pacientes acabam ficando dependentes dos familiares e/ou cuidadores para realizar tarefas diárias, como tomar banho e comer. No entanto, o tratamento e alguns cuidados especiais podem ajudar a … Continue reading Um paciente em tratamento para o mal de Alzheimer consegue manter sua qualidade de vida?
A doença de Alzheimer é conhecida por causar a perda progressiva da memória em um idoso, além de mudar seu comportamento e dificultar sua capacidade de raciocinar. Apesar de o nome correto do problema ser doença de Alzheimer, é comum ouvir pessoas falando “mal de Alzheimer” e utilizando ainda outros termos errados, que contribuem já … Continue reading Caduquice? Esclerose? Conheça nomes errados da doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer (ou como era conhecida no passado, mal de Alzheimer) é um problema de saúde muito comum na terceira idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, dos 29 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, estima-se que 2 milhões tenham algum tipo de demência e que, dentro desse número, … Continue reading Conheça os principais mitos e verdades sobre a doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer (também conhecida como mal de Alzheimer) é uma das mais conhecidas formas de demência e possui algumas características próprias que permitem identificá-la. Uma das manifestações que surgem junto ao Alzheimer, por exemplo, é a síndrome do pôr do sol, que afeta muitos dos portadores da doença. Para entender melhor o que … Continue reading O que é a síndrome do pôr do sol? Saiba mais sobre essa condição ligada ao Alzheimer
O tratamento para osteoporose tem como objetivo frear a degradação dos ossos e até mesmo estimular a produção do material que faz parte de sua composição, conhecido como massa óssea. No entanto, como a osteoporose é uma doença crônica, ela precisa de tratamento para o resto da vida. Abandoná-lo pode fazer o paciente voltar a … Continue reading Quem abandona o tratamento para osteoporose volta a perder massa óssea?
As fraturas ósseas são as principais complicações da osteoporose. Quebrar um osso dificulta a vida do paciente, principalmente para os mais velhos, aumentando a necessidade de ter sempre um cuidador ou familiar por perto, até mesmo pelas chances elevadas de novas fraturas devido à maior fragilidade do osso. Saiba mais sobre o assunto! Um osso … Continue reading Osteoporose: Um osso que se recupera de uma fratura fica mais frágil do que antes?
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva que atinge com mais frequência os idosos acima de 65 anos, sendo marcada, principalmente, pela perda de memória recente. Atualmente há diversos tratamentos disponíveis, porém nesta fase avançada da doença, o paciente está com suas capacidades mais comprometidas e sua qualidade de vida tende a diminuir. Com … Continue reading Alzheimer em estágio avançado: como fica a saúde do paciente e do cuidador?
Quem tem osteoporose precisa ter alguns cuidados para evitar quedas e traumas capazes de fraturar os ossos. E esses cuidados devem ser tomados até mesmo dentro de casa, já que boa parte dos acidentes que provocam as fraturas ósseas acontece na própria residência. O banheiro é uma das áreas mais perigosas para quem tem osteoporose. … Continue reading Por que o banheiro pode ser uma área da casa perigosa para quem tem osteoporose?
A doença de Alzheimer é uma condição neurológica que compromete progressivamente o cérebro e é mais comum em idosos com idade acima dos 65 anos. Apesar de não ter cura, o mal de Alzheimer (doença de Alzheimer) tem tratamento e quanto mais cedo for iniciado, mais efetivo será. Por isso, é importante saber quais são … Continue reading Quais os possíveis sinais da doença de Alzheimer?