ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastradoCRM 56604/SP
Com mais de 30 anos de experiência, Dr. Ricardo Komatsu é formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), onde é professor e chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia desde 1990. Fez residência médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da FAMEMA, estágio no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FVG), mestrado em Epidemiologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), e doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/UNESP). É membro da Associação Europeia de Medicina do Envelhecimento (EAMA), onde concluiu o curso avançado de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia Médica da EAMA em 2004, da Alzheimer’s Association International Society to Advance Alzheimer’s Research and Treatment (ISTAART), da Sociedade Brasileira de Diabetes, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (SBGG/SP).
MATÉRIAS RELACIONADAS
Publicações que Dr. Ricardo Komatsu colaborou.
O mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que afeta a memória e as capacidades de aprender e de se comunicar. O problema torna o idoso muito dependente da ajuda constante de um cuidador, seja um familiar ou um amigo, que precisa se manter paciente, atencioso e compreensivo, mesmo diante dos desafios diários da doença. … Continue reading Alzheimer: paciência e compreensão com pacientes são muito importantes
O mal de Alzheimer é a maior causa de demência na terceira idade e afeta mais de 1,2 milhão de brasileiros, segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Entre esses casos, existe uma impressão de que a grande maioria dos pacientes afetados pela doença pertence ao sexo feminino. Mas, será que os dados científicos … Continue reading O Mal de Alzheimer acomete mais as mulheres? Por que há essa impressão?
Cuidar de um paciente com mal de Alzheimer não é fácil. Dependendo do estágio da doença, o idoso pode precisar de ajuda para tomar banho, trocar de roupa e até para comer. Hoje, com o tratamento adequado, é possível viver bem e desacelerar a piora dos sintomas da doença. No entanto, suspender o uso ou … Continue reading Quais são as consequências do abandono do tratamento de Alzheimer? A doença pode acelerar a progressão?
Com o processo natural de envelhecimento, as funções do organismo vão, gradativamente, se deteriorando. Em outras palavras, toda a potência física e mental vai, aos poucos, diminuindo. Porém, isso é algo normal, que não necessariamente implica em uma qualidade de vida ruim na velhice. É bem menos complicado do que os sintomas associados ao Alzheimer, … Continue reading Como distinguir os primeiros sinais do Alzheimer do processo natural de envelhecimento?
A alimentação exerce uma importância fundamental para a saúde do corpo humano. É principalmente por meio dos alimentos ingeridos que o organismo consegue os mais diversos nutrientes de que precisa para exercer suas funções. Nas articulações, estruturas que unem um osso ao outro, isso não é diferente. Para elas, entre os nutrientes mais importantes, a … Continue reading Qual é o papel das vitaminas C e D na saúde das articulações?
Idosos que apresentam algum tipo de demência, como a doença de Alzheimer, principalmente em estágios mais avançados, podem necessitar do suporte constante de cuidadores, em função do comprometimento de sua independência. Tal comprometimento pode dificultar até mesmo a realização de tarefas simples do dia a dia, como tomar banho e trocar de roupa. A demência, … Continue reading Como entreter, na quarentena, idosos acometidos por quadros demenciais
A osteoartrite começa a se manifestar com o desgaste da cartilagem que protege os ossos, o que, de início, não é percebido por quem tem a doença. Contudo, esse processo implica em complicações, que são os sintomas do quadro. A partir daí, o paciente deve procurar um especialista para realizar o diagnóstico e confirmar a … Continue reading Osteoartrite: como é feito o diagnóstico da doença?
A osteoporose é uma condição que consiste na perda de massa óssea, o que significa que os ossos se tornam mais frágeis e propensos a fraturas. Como se trata de uma doença que atinge normalmente idosos, isso se torna algo realmente sério, pois a quebra de um osso de um paciente nessa idade pode até … Continue reading De que forma uma fratura causada pela osteoporose pode impactar o tratamento?
A dor na coluna, assim como em outras regiões do corpo, é um sintoma marcante em um quadro de osteoartrite. Esta doença consiste no desgaste da cartilagem que protege os ossos, o que aumenta o risco deles se deteriorarem em função do atrito causado pela movimentação do corpo. A dor surge como consequência, podendo ser … Continue reading Dor na coluna pode ser um sintoma de osteoartrite?
O esforço repetitivo é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da osteoartrite, especialmente quando está associado a altas intensidades e sobrecarga. Esse esforço gera o desgaste das cartilagens nas articulações e, por consequência, inicia-se o processo que configura o quadro de osteoartrite. Esforço repetitivo e osteoartrite “O esforço repetitivo pode … Continue reading O esforço repetitivo pode levar ao desgaste das articulações?
O mal de Alzheimer costuma ser dividido em três fases: leve, intermediária e grave. No estágio mais avançado da doença, há uma grande perda de memória (não reconhecendo familiares e amigos próximos) e, em muitos casos, há grandes dificuldades para comer. Ocorre ainda um comprometimento cognitivo grave, surgem sintomas neuropsiquiátricos e os problemas de comunicação … Continue reading Mal de Alzheimer: como os cuidadores podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes no estágio avançado da doença?
Como o mal de Alzheimer é uma doença progressiva, quanto mais tempo passa, mais os pacientes precisarão da ajuda de familiares e dos cuidadores. Nos estágios mais avançados do problema, o idoso apresenta um comprometimento cognitivo grave e, consequentemente, perde funcionalidade, precisando de supervisão constante nas atividades do dia a dia. Momentos de lucidez no … Continue reading Um paciente com Alzheimer avançado ainda tem momentos de lucidez?
A doença de Alzheimer é um distúrbio que afeta os idosos e que, se não for tratado, tende a avançar e a prejudicar cada vez mais a memória e outros aspectos cognitivos do paciente. O geriatra é o médico mais indicado para conduzir o tratamento da doença, mas existem outros especialistas que podem contribuir para … Continue reading Doença de Alzheimer: Além do geriatra, que outros especialistas podem ajudar no tratamento?
A osteoartrite é uma doença que provoca a degradação da cartilagem que reveste as articulações do corpo. O problema causa dor, inflamação e rigidez no local afetado e, em casos mais graves, provoca deformações ósseas, capazes de reduzir gravemente a mobilidade do paciente. A osteoartrite é dividida em dois tipos: primária e secundária, dependendo da … Continue reading O que é osteoartrite secundária? Qual é origem da doença?
Manter a saúde das articulações e de todo o sistema musculoesquelético é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Para isso, é necessário praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso adequado e adotar uma alimentação rica nas vitaminas C e D. Esses dois nutrientes exercem papéis muito importantes. Função das vitaminas C e D … Continue reading Qual é o papel das vitaminas C e D para a saúde das articulações?
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta os idosos e que é conhecida principalmente pela redução progressiva da memória, além das capacidades de atenção e orientação. Com a piora do Alzheimer, os pacientes acabam perdendo sua autonomia e muitas atividades antes consideradas simples passam a oferecer risco aos idosos. Idosos com Alzheimer … Continue reading Quais atividades do cotidiano oferecem maior risco para pacientes com Alzheimer?
O mal de Alzheimer é uma doença que atinge, majoritariamente, os idosos e é conhecida pela piora dos sintomas com o passar do tempo e, consequentemente, pela piora da qualidade de vida do paciente acometido. O problema costuma ser dividido em três etapas – leve, moderada e grave – e é importante que os familiares … Continue reading Quais sinais indicam que o Alzheimer está progredindo da fase moderada para a grave?
As fraturas são o principal risco associado à osteoporose, pois podem comprometer significativamente a qualidade de vida e até mesmo ser fatais para os pacientes idosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a doença provoca fraturas em 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade. … Continue reading Por que fraturas de punho são comuns em quadros de osteoporose?
A osteoporose é uma doença muito comum em pessoas idosas, pois o envelhecimento é um dos principais fatores para a manifestação da doença. Dentre os sintomas percebidos nos pacientes de idade avançada, a diminuição da estatura chama atenção. Mesmo assim, isso não está associado apenas à osteoporose. Perda de massa óssea em idosos “A diminuição … Continue reading A diminuição da estatura em idosos é sempre causada pela osteoporose?
O aumento do número de idosos no Brasil nos últimos anos trouxe uma série de desafios quanto ao diagnóstico e ao tratamento de problemas de saúde típicos da terceira idade, como é o caso do mal de Alzheimer. Dar a devida atenção à doença, que tem a perda de memória como uma de suas principais … Continue reading Quais são os fatores de risco para o Mal de Alzheimer?
A osteoporose consiste na perda de massa óssea e, por isso, sempre que alguém detecta esta perda em exames, é comum haver, imediatamente, associação do quadro com a doença. No entanto, a perda de massa óssea não ocorre apenas com a osteoporose. Outras doenças e deficiências que acometem a parte osteoarticular podem provocar o mesmo … Continue reading A osteoporose é a única doença que causa perda de massa óssea?
A osteonecrose mandibular é uma lesão na região bucal que tem como principal característica a presença de osso exposto na mandíbula ou no maxilar. O principal sintoma envolvido no quadro é a dor local, mas há casos em que o paciente não sente nada. Ela pode estar associada à osteoporose, mas é importante destacar que … Continue reading O que é osteonecrose mandibular? Qual a relação dela com a osteoporose?
A osteoporose consiste em uma perda gradativa de massa óssea à medida em que se envelhece, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Sendo assim, pessoas idosas têm maiores riscos de sofrerem fraturas, o que não precisa de um acidente significativo para ocorrer. Um simples esbarrão pode ser o suficiente, dependendo do nível de … Continue reading Osteoporose: é possível fraturar ossos sem sofrer um acidente?
A osteoporose é uma doença que se manifesta com muito mais frequência em mulheres do que em homens devido à redução hormonal (estrogênio) que ocorre com a menopausa. Portanto, as mulheres que têm menopausa precocemente correm risco de desenvolver os sintomas da osteoporose antes do esperado – por volta dos 60 anos de idade. Redução … Continue reading Mulheres com menopausa precoce podem desenvolver osteoporose mais cedo?
A osteoporose aparece com mais frequência em pessoas idosas, pois o processo natural de envelhecimento é um dos principais fatores para a perda de massa óssea e fragilização dos ossos. Contudo, a osteoporose também pode ser causada pela manifestação de outras doenças que se façam presentes no organismo do paciente. Esta versão de osteoporose é … Continue reading Quais doenças podem ser um fator de risco para o desenvolvimento da osteoporose?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, por mais que a reposição de cálcio seja muito importante no tratamento da osteoporose, isso não substitui o tratamento medicamentoso da doença. Mesmo que o paciente esteja em dia com o consumo deste importante nutriente, os ossos ainda correm risco de fragilização, levando à osteoporose. … Continue reading Prevenção da osteoporose: É possível desenvolver a doença mesmo com consumo adequado de cálcio?
A osteoporose se estabelece quando há uma perda significativa e progressiva de massa óssea tornando os ossos cada vez mais frágeis. Sendo assim, a principal consequência deste quadro é a ocorrência de fraturas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a osteoporose provoca fraturas em 60% das mulheres e 30% dos homens … Continue reading Quais são as principais complicações clínicas da osteoporose?
Apesar do Alzheimer ser uma doença genética, há fatores ambientais que também podem contribuir para o seu desenvolvimento. Evitá-los, portanto, pode ser uma boa medida preventiva. “Os fatores de risco modificáveis podem ser combatidos, o que pode prevenir ou retardar a doença de Alzheimer”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu. Para isso, é importante adotar hábitos … Continue reading É possível se prevenir do Mal de Alzheimer?
A doença de Alzheimer é bastante conhecida por comprometer a memória do idoso, principalmente dos fatos recentes. Por mais que esse seja o principal sintoma do quadro, há outras complicações. Todas elas se manifestam de forma gradual, tendo em vista que se trata de uma doença degenerativa. Ou seja, no início, os sinais de Alzheimer … Continue reading Doença de Alzheimer: como é, no geral, a progressão da doença?
A reabsorção óssea é parte do processo natural de remodelação dos ossos. Este é composto tanto pela reabsorção (dissolução da estrutura óssea), quanto pela formação óssea. No caso dos pacientes com osteoporose, a reabsorção acaba se tornando um problema, pois contribui para a fragilização dos ossos. “A reabsorção óssea é problemática nos pacientes com osteoporose, … Continue reading De que forma a reabsorção óssea é problemática para pacientes com osteoporose?
A manutenção de níveis adequados de vitamina D é essencial para promover a saúde global do idoso, protegendo a saúde óssea, o sistema imunológico, a energia para o cotidiano e a performance cognitiva. O geriatra Ricardo Komatsu explica como a falta de vitamina D pode afetar diversas áreas do corpo dos idosos e prejudicar sua … Continue reading A falta de vitamina D pode prejudicar a saúde dos idosos?
O mal de Alzheimer é um problema que costuma atingir os idosos a partir dos 60 anos de idade e tem a perda da memória e dificuldade de se orientar, de prestar atenção e de se comunicar como suas principais características. Quem assume o papel de cuidador tem grande responsabilidade em suas mãos e não … Continue reading Terapia para cuidadores: Não tenha medo de buscar ajuda para lidar com o impacto de um familiar com Alzheimer em sua vida
O mal de Alzheimer (doença de Alzheimer) é o tipo mais comum de demência, grupo de doenças que diminuem a capacidade cognitiva e afetam o comportamento e a funcionalidade do paciente, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)¹. É importante que o idoso em tratamento dedique parte do seu dia a alguns passatempos. … Continue reading Quais são os possíveis passatempos para quem tem doença de Alzheimer?
Não existe uma fórmula mágica para ter uma vida longa e com qualidade em todas as suas fases. Porém, alguns fatores aumentam as chances de se obter isso. Não se trata apenas de manter hábitos saudáveis, de respeitar e cuidar diariamente do corpo e da mente, por mais que isso tudo seja essencial. A qualidade … Continue reading Longevidade: sobre vida longa e com qualidade
Os ossos, junto aos músculos, são as estruturas que sustentam o corpo humano. Mas, devido ao desgaste e a outros fatores, com o tempo, eles também podem adoecer. Entre as enfermidades que atingem a estrutura óssea estão a osteoporose e a osteopenia, condições que, apesar de terem características muito semelhantes, na verdade, não são a … Continue reading Quais são as diferenças entre a osteopenia e um quadro de osteoporose?
O processo de reabsorção óssea ocorre naturalmente em todo indivíduo, independente de ter ou não osteoporose. Ele compõe a remodelação dos ossos junto da formação óssea. No contexto da osteoporose, a reabsorção óssea, ou seja, o desgaste da estrutura óssea, é maior do que a formação óssea, então os ossos passam por uma fragilização significativa. … Continue reading Osteoporose: de que maneira, exatamente, ocorre o processo de reabsorção óssea nos pacientes com a doença?
O paciente com Alzheimer ainda em estágios iniciais pode ter autonomia em algumas coisas específicas, como andar sozinho pela casa e fazer suas tarefas rotineiras. Porém, mesmo no início do quadro, ele já pode sofrer com perda de memória recente, o que pode comprometer tais atividades e até mesmo pôr em risco sua integridade física. … Continue reading Uma pessoa nos estágios iniciais do Alzheimer ainda tem autonomia?
A saúde óssea depende da presença de diversos nutrientes, mas alguns têm maior importância nesse sentido, como o cálcio e a vitamina D. Quando se fala em saúde dos ossos estes são os nutrientes mais lembrados. Porém, não são os únicos essenciais. O magnésio também atua diretamente no processo de manutenção da integridade e bem … Continue reading Por que o consumo de magnésio é importante para a saúde dos ossos?
A osteoporose atinge 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Ou seja, trata-se de uma doença que acomete uma parcela significativa da população idosa. A ocorrência da osteoporose se deve a diversos fatores genéticos e ambientais. Não há, portanto, uma … Continue reading Quais são as principais formas de prevenção da osteoporose?
O Alzheimer é uma doença influenciada, em parte, pela carga genética, o que significa que se você possui casos na família, pode ter um risco maior de desenvolvê-la. Contudo, não há como controlar esse fator, então a prevenção e tratamento devem ser feitos em cima dos fatores ambientais, que também influenciam no desenvolvimento e manifestação … Continue reading Alzheimer é genético? Você deve se preocupar com o risco de desenvolver a doença?