ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastradoCRM 141696/SP
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Fez residência médica em Clínica Médica no Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, e em Cardiologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HSERJ). Possui pós-graduação em Treinamento Profissional em Ecocardiografia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) e em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
MATÉRIAS RELACIONADAS
Publicações que Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto colaborou.
A hipertensão é uma doença com alta prevalência entre os brasileiros e é capaz de gerar muitas complicações à saúde cardiovascular e ao bem-estar de todo o corpo. Por isso, é necessário iniciar o tratamento o quanto antes, com o uso de medicações e a adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e exercícios … Continue reading Quais são os melhores esportes para quem tem pressão alta?
Uma das principais formas de prevenir e tratar a hipertensão arterial é a prática regular de atividades físicas. O exercício provoca uma queda da pressão, cujo efeito pode durar de 12 a 15 horas. No longo prazo, se o tratamento for feito da forma correta, a tendência é de que a pressão se estabilize. No … Continue reading Que cuidados um paciente com hipertensão deve ter ao fazer atividades físicas?
A hipertensão é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial e, se não for controlada adequadamente, pode colocar em risco a saúde do seu corpo. Depois de fazer o diagnóstico, o médico deve indicar o tratamento mais adequado para seu quadro, incluindo o uso de medicações. Abandoná-lo pode aumentar o risco de complicações, como … Continue reading Você sabia que abandonar o tratamento da hipertensão eleva seu risco de complicações relacionadas à doença?
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais complicações da hipertensão descontrolada, mas também pode ser causado por outros problemas, como diabetes, colesterol alto, estresse, sedentarismo e aneurismas cerebrais. Seus efeitos no corpo podem ser profundos, variando com a gravidade do episódio e a rapidez do atendimento. AVC prejudica irrigação de sangue e … Continue reading O que acontece com o corpo durante um AVC?
Ao falarmos do infarto, uma das principais complicações da pressão alta, a maioria das pessoas se lembra de casos em idosos. Afinal, quanto maior a idade, maior a chance de sofrer um infarto. No entanto, esse evento cardiovascular também pode atingir os mais jovens e, neles, apresenta algumas particularidades que não podem ser deixadas de … Continue reading Casos de infarto em jovens são comuns?
A angina é o sintoma que expressa a falta de oxigenação do miocárdio, o músculo do coração, e faz referência à dor no peito sentida pelos pacientes. A causa do problema é a obstrução parcial ou total de uma das artérias coronárias, responsáveis por irrigar o coração. A angina pode indicar um ataque cardíaco prestes … Continue reading Angina: Saiba mais sobre esse sintoma, que pode indicar um ataque cardíaco
Segundo as estatísticas, a hipertensão é uma condição que afeta 25% dos brasileiros e mais de 50% dos idosos do país. Portanto, é um problema comum e perigoso, principalmente porque surge sem a presença de sintomas. As causas são diversas e o tratamento deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico, pois sem o controle necessário … Continue reading Aposentada de Manaus controla pressão alta há cinco anos com tratamento adequado
Os coágulos sanguíneos são estruturas que se formam naturalmente no corpo como uma forma de bloquear feridas. Eles fazem parte do sistema de cicatrização do organismo, para impedir a perda de sangue quando surgem traumas e ferimentos com sangramento. No entanto, a formação dos coágulos nem sempre é positiva. Há casos que são perigosos e … Continue reading O que são coágulos sanguíneos? Por que eles são perigosos?
Horas no trânsito, falta de dinheiro, dificuldades no trabalho e problemas em relacionamentos são contratempos enfrentados no dia a dia que podem fazer mal à saúde. Todos esses fatores pioram os níveis de estresse que, consequentemente, podem elevar a pressão arterial, graças à atuação de alguns mediadores químicos que são ativados de acordo o estado … Continue reading Por que o estresse pode elevar a sua pressão arterial?
A hipertensão está diretamente ligada à alimentação, visto que substâncias específicas presentes em algumas comidas facilitam o desenvolvimento deste quadro que cursa com elevação da pressão arterial. Dentre essas substâncias, destaca-se o sódio, e, por isso, o sal e temperos salgados são desaconselhados. Existem outros alimentos que devem ser evitados? Alimentos ricos em … Continue reading Hipertensão: Além do sal, algum outro condimento influencia na pressão?
Logo após um infarto é recomendado que o paciente fique um tempo de repouso para não sobrecarregar o músculo que foi recentemente acometido. A duração desse repouso varia de acordo com o caso: quando o infarto gera problemas mais sérios, a tendência é que o tempo de repouso seja maior do que nos casos em … Continue reading Quanto tempo de repouso é recomendado para a recuperação de um infarto?
A hipertensão arterial é um mal que deve ser tratado em diferentes frentes, ou seja, não apenas com hábitos mais saudáveis (o que implica em algumas restrições alimentares e prática de atividade física), mas também com uso regular da medicação. Essas medidas são fundamentais para regular a pressão arterial e mantê-la no padrão considerado estável … Continue reading Bancário mantém sua qualidade de vida com tratamento para a hipertensão
Depois de receber o diagnóstico da hipertensão e de iniciar o tratamento da doença, é hora de seguir à risca a prescrição médica. É possível estabilizar a pressão arterial, desde que as medidas indicadas por seu cardiologista não sejam deixadas de lado. Mas, se o tratamento não for levado a sério, existe o grave risco … Continue reading Não largue o tratamento! Você sabia que corre mais riscos de picos de pressão?
Luis R. da Silva mora na cidade de Campo Maior, no Piauí, um pequeno município com apenas 45 mil habitantes. Hoje, aos 77 anos de idade, está aposentado, mas ao longo de seus últimos anos de trabalho, atuava como bancário. Em um dia sem grandes acontecimentos, tomava café com um colega até começar a notar … Continue reading Bancário perde visão após derrame, mas dá volta por cima com tratamento
A hipertensão é uma doença crônica cujo tratamento é primordial para garantir uma boa qualidade de vida ao paciente. Ele deve seguir as medidas indicadas pelo médico para controlar a doença, mas se por algum motivo o tratamento da pressão alta for interrompido, o paciente pode voltar a utilizar os medicamentos, desde que respeite algumas … Continue reading Hipertensão: pode voltar a tomar remédio após interrupção do tratamento?
Um episódio de infarto é suficiente para comprometer de maneira significativa o músculo cardíaco, prejudicando suas funções. Além disso, quem já sofreu um infarto uma vez tem as chances de ocorrência de um segundo episódio aumentadas. Portanto, se você já teve um ataque cardíaco e quer evitar complicações, deve adotar o tratamento com medicamentos, aliado … Continue reading Vida nova: O que muda na rotina e alimentação de alguém que sofreu um infarto?
A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial, que causa complicações em todo o corpo. Quando não tratado, o problema é considerado uma bomba relógio. “A hipertensão, na maioria das vezes, não dá sintoma algum, mas ao longo dos anos, os níveis de pressão acima de 140×90 mmHg causam lesões em … Continue reading Por que a pressão alta não tratada é considerada uma bomba relógio?
Praticar atividades físicas é uma das medidas indicadas pelos médicos durante o tratamento da hipertensão arterial. A verdade é que os exercícios fazem bem até mesmo para quem não tem a doença, mas nos hipertensos, fazer uma caminhada ou natação com frequência é fundamental para estabilizar a pressão e evitar as complicações típicas do problema, … Continue reading Qual a relação da prática de exercícios com o tratamento de hipertensão?
O infarto do miocárdio é uma das principais complicações da hipertensão e é causado pela obstrução prolongada do fluxo sanguíneo que chega ao coração. Como consequência, o músculo cardíaco pode sofrer danos sérios. Um momento tão impactante como esse pode causar o que os médicos chamam de depressão pós-infarto, uma condição que aumenta os riscos … Continue reading Depressão pós-infarto: você sabia que essa complicação pode aumentar os riscos de morte?
A hipertensão é uma doença crônica que afeta cerca de 30% da população brasileira acima dos 20 anos de idade e cerca de 60% das pessoas acima dos 60 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Para facilitar o controle da doença, quem recebe o diagnóstico deve começar logo o tratamento, que inclui não só … Continue reading Convivendo com a hipertensão: O que deve mudar na sua rotina agora que você está tratando a doença?
A hipertensão é uma doença considerada assintomática, ou seja, que não apresenta sintomas, o que quer dizer que a elevação da pressão, normalmente, não é percebida pelo corpo. Sendo assim, é importante estar constantemente se consultando com um aparelho para aferir a pressão arterial, pois apenas este aparelho mostrará com precisão se houve um pico … Continue reading É possível perceber um pico de pressão sem o uso de um medidor?
O sal tem papel fundamental na culinária e até mesmo na saúde, mas seu consumo em excesso pode prejudicar o bom funcionamento do organismo e facilitar uma série de doenças. É o caso de problemas na tireoide, nos rins e no sistema cardiovascular, como a hipertensão. Portanto, uma das medidas necessárias para evitar a pressão … Continue reading Como conciliar o consumo diário de sal com a prevenção da pressão alta?
A dificuldade para dormir ou para se manter dormindo ao longo da noite é um distúrbio bastante comum entre os brasileiros e é chamado de insônia. Além de atrapalhar o descanso durante a noite, a doença ainda gera consequências no dia seguinte, como cansaço físico e desatenção. No entanto, um dos maiores problemas é que … Continue reading A insônia pode ser um fator no desenvolvimento da hipertensão?
A hipertensão é uma doença caracterizada por um aumento perigoso dos níveis da pressão arterial e que é bastante comum na terceira idade. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 24% da população brasileira é hipertensa, mas enquanto apenas 9% das pessoas têm a doença na faixa dos 25 aos 34 anos, o … Continue reading Por que a hipertensão é mais perigosa na terceira idade?
Você sabia que a hipertensão, além de afetar a saúde do coração, também pode prejudicar os olhos? A doença é um problema crônico que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, causando um aumento perigoso da pressão arterial. Se não for tratada, a hipertensão pode afetar, além dos olhos, os … Continue reading Por que a hipertensão descontrolada pode afetar os olhos?
Caracterizada pelo aumento da pressão arterial, a hipertensão é uma das doenças crônicas mais discutidas atualmente devido ao grande número de diagnósticos: segundo o Ministério da Saúde, mais de 24% da população brasileira tem pressão alta. O problema afeta principalmente o coração e o cérebro, mas a hipertensão pode prejudicar também a saúde dos olhos. … Continue reading Hipertensão: Você sabia que a doença pode causar danos até mesmo nos olhos?
O infarto, uma das principais complicações da hipertensão, é causado pela interrupção do fluxo de sangue para o coração, gerando impactos no músculo cardíaco. Quando alguém chega a um hospital com sintomas de infarto, a rapidez no atendimento é o que faz a diferença entre a vida e a morte. “O ideal é que o … Continue reading O que é feito com alguém que chega ao hospital com sintomas de infarto?
Quando um jovem morre em decorrência de um infarto, a notícia causa surpresa em muitas pessoas. E não é à toa: a maior parte dos casos de infarto acontece em idosos. No entanto, essa proporção tem mudado ao longo das últimas décadas, o que preocupa as autoridades de saúde, já que essa complicação cardiovascular costuma … Continue reading É verdade que o infarto é mais perigoso nos jovens?
De acordo com o Ministério da Saúde, de 2006 a 2016, a hipertensão foi responsável por aproximadamente 4,8 milhões de óbitos no país. Uma das maneiras de mudar esse quadro é incentivar os pacientes com pressão alta a consultarem com regularidade seus médicos para que ele possa avaliar se existe a necessidade de mudar a dosagem … Continue reading Mudanças no tratamento: Por que o médico pode mudar a dosagem dos medicamentos para hipertensão?
O cateterismo é um exame que serve para analisar a gravidade das obstruções nas artérias coronárias e também para auxiliar o diagnóstico de doenças como as cardiopatias congênitas. “É um exame que deve ser feito de urgência em situações em que o paciente corre risco de vida. Por exemplo, o infarto com supra, o infarto … Continue reading Cateterismo: em que casos a realização do exame é mais indicada?
A hipertensão é uma das doenças que mais levanta preocupações das pessoas, seja pela falta de sintomas na maior parte dos casos ou pela risco e gravidade das complicações, como AVCs, infartos e até cegueira. Quem luta contra o problema pode utilizar medicamentos prescritos por um especialista, mas mudanças no estilo de vida podem ajudar … Continue reading Hipertensão: Quais são as mudanças no estilo de vida mais benéficas?
O colesterol, dividido entre o “bom” HDL e o prejudicial LDL, é uma gordura presente em diversos alimentos de origem animal, como a carne. O aumento exagerado de LDL na corrente sanguínea coloca a saúde do corpo em risco, aumentando as chances de infartos e AVCs. O ovo também é um alimento rico em colesterol, … Continue reading Quais são os riscos de comer ovo para quem tem colesterol alto?
Um acidente vascular cerebral, conhecido pela sigla AVC, é resultado do entupimento ou do rompimento de uma das artérias que levam sangue ao cérebro, segundo o Ministério da Saúde. Uma das principais causas do problema é a falta de um tratamento adequado para a hipertensão, mantendo a pressão alta descontrolada. Veja como é possível se … Continue reading AVC: Saiba como se prevenir dessa complicação da hipertensão
O aumento da pressão arterial a níveis acima do recomendado é uma doença conhecida como hipertensão. Procurar a ajuda de um profissional para tratá-la é fundamental para evitar complicações, como o infarto. No entanto, em algumas situações, mesmo quem conseguiu controlar o problema pode sofrer com picos de pressão baixa. Infecções podem abaixar a pressão … Continue reading Um paciente com hipertensão controlada pode ter episódios de pressão baixa?