ACESSE O PROGRAMA
> Ainda não sou cadastradoCRM 172476/SP
Dr. Gabriel Dotta é mestre em Cardiologia, certificado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB). Formou-se médico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2011 e completou residências médicas em Medicina Interna, no Hospital Governador Celso Ramos, em 2015, e Cardiologia, na Unifesp, em 2017, onde também se especializou em Cardiologia Maternal (Cardiopatia e Gravidez), em 2018. Especialista em Ecocardiografia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor – HCFMUSP). Possui experiência geral em atendimento de consultório, emergência e unidade de terapia intensiva. Faz parte do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital do Coração, Hospital e Maternidade ProMatre Paulista. Atua como cardiologista geral e também como professor convidado da Unifesp e no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Publicações que Dr. Gabriel Dotta colaborou.
Por mais que a hipertensão se manifeste mais comumente em indivíduos adultos, a doença também pode surgir em jovens. Como o problema é, em muitos casos, assintomático, a criança ou o adolescente pode sofrer com o mesmo mas não saber. Por isso, é fundamental que os pais garantam que seus filhos estejam sempre em dia … Continue reading Hipertensão também se manifesta antes da vida adulta?
Após a ocorrência de um primeiro infarto, estima-se que as chances de um segundo acontecer nos 10 anos seguintes aumentam em até 30%. Esse dado evidencia o quão destrutivo é um infarto para o músculo cardíaco e reforça a importância de evitar tal episódio a todo custo. Mas o que, exatamente, o primeiro infarto faz … Continue reading Por que ter um infarto aumenta o risco de um segundo episódio?
O infarto agudo do miocárdio (mais comumente chamado de ataque cardíaco ou simplesmente infarto) possui alguns fatores de risco para a sua manifestação, tais como idade mais avançada, sedentarismo e obesidade. Além disso, a ocorrência prévia de infarto é outro fator que contribui para que o evento aconteça novamente. “Certamente quem já sofreu um … Continue reading Quem já sofreu um infarto tem mais chances de sofrer outro?
A síndrome coronariana aguda é um conjunto de sinais e sintomas que se relacionam com a obstrução das artérias coronárias, aquelas que irrigam o coração com o fluxo sanguíneo. Quando a obstrução de fato acontece, surge o risco de ocorrer o infarto agudo do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco. De acordo com a Organização … Continue reading O que é a síndrome coronariana aguda?
A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos. “Trata-se de um processo caracterizado pela ativação … Continue reading O que é uma inflamação? Como esse processo acontece no organismo?
Os anti-inflamatórios não-esteróides, abreviados como AINEs, são medicamentos capazes de controlar não apenas uma inflamação, mas também a febre e a dor, que normalmente acompanham um quadro inflamatório. Por isso se diz que os três efeitos básicos dos AINEs são antipirético, analgésico e antiinflamatório. Ação dos anti-inflamatórios no organismo Os anti-inflamatórios agem no organismo inibindo … Continue reading Como funcionam os medicamentos anti-inflamatórios?
A hipertensão pode se desenvolver pela influência de diversos fatores, o que inclui o estresse. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, situações estressantes, como excesso de trabalho, angústia, preocupações e ansiedade, podem ser responsáveis pela elevação da pressão arterial. Relação entre estresse e hipertensão “O estresse pode, de fato, contribuir para que se … Continue reading O estresse pode contribuir para o desenvolvimento da hipertensão?
A recuperação de um infarto exige um tratamento específico baseado em uma série de cuidados, como uso adequado da medicação prescrita e adoção de hábitos de vida saudáveis. A alimentação tem grande importância nesse quadro, já que as substâncias ingeridas contribuem diretamente para a proteção ou agravamento da saúde cardiovascular. Os alimentos mais perigosos são … Continue reading Quais alimentos devem ser evitados por um paciente que está se recuperando de um infarto?
O período atual de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus pode impactar negativamente pacientes com hipertensão, tendo em vista que a situação tende a deixar as pessoas mais ansiosas, angustiadas e estressadas. Tudo isso atua como fator de risco para a pressão alta, então não se pode desconsiderar essa associação. Isolamento social, … Continue reading O isolamento social gera mais dificuldades para os pacientes hipertensos?
Os sintomas do infarto variam de pessoa para pessoa e, inclusive, podem ser diferentes entre homens e mulheres. Náusea, dor no peito e dor no braço esquerdo são apenas alguns exemplos. O cardiologista Gabriel Dotta explica como se manifesta esse problema cardiovascular que, apenas no Brasil, afeta mais de 80 mil pessoas por ano, segundo … Continue reading Sinais de infarto: Listamos alguns sintomas que você deve ficar ligado, para entrar em contato com seu médico imediatamente
As bebidas energéticas são consideradas perigosas para pacientes hipertensos pois elevam a pressão arterial e a frequência cardíaca. Em adultos saudáveis, esse aumento geralmente não representa perigo, mas aqueles que apresentam problemas cardíacos correm riscos ao ingerir esse tipo de bebida. “Os energéticos são ricos em cafeína, taurina e açúcares, componentes que estão relacionados a … Continue reading Energéticos: Por que essas bebidas são perigosas para hipertensos?
A hipertensão refratária, um tipo grave da doença no qual o paciente apresenta maior resistência ao tratamento, exige mais cuidados do que o normal, já que se trata de um quadro mais difícil de controlar. De acordo com o Dr. Gabriel Dotta, mestre em Cardiologia certificado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o tratamento … Continue reading Como funciona o tratamento da hipertensão refratária?
O consumo de álcool em excesso se relaciona com o aumento dos riscos de hipertensão pois contribui para a elevação da pressão arterial, além do colesterol, triglicérides e peso. A ingestão de bebidas alcoólicas em quantidades moderadas, por outro lado, não costuma ser um problema para a saúde cardiovascular. “Maus hábitos dietéticos, sedentarismo e consumo … Continue reading Por que o consumo de álcool em excesso aumenta os riscos de hipertensão?
No Inverno, as temperaturas mais baixas são propícias ao aumento de infecções aéreas como gripes e resfriados, assim como alterações do sistema cardiovascular. As implicações do período na parte cardíaca se associam, principalmente, aos hábitos alimentares e à menor predisposição para prática de atividades físicas típicos da estação. Alimentação ruim e falta de exercícios comprometem … Continue reading A alimentação durante o inverno pode prejudicar o controle da hipertensão?