Como conquistar os objetivos que você definiu para sua vida?

Estabelecer metas para o ano que chega é sempre bom para a nossa felicidade, mexe com a satisfação pessoal e nos motiva a levar a vida mais leve, mas nem sempre cumprimos com o que prometemos. Nesta entrevista, a psicóloga Valéria Smith explica a importância de definir os objetivos, por que planejamos “mil” coisas e não cumprimos a metade, e qual a melhor maneira de levar adiante tudo o que desejamos.

 

Como devemos traçar nossas metas?

Independentemente de quais forem as metas, relacionadas à saúde, profissão ou lazer, elas precisam ser traçadas a partir de necessidades reais, lançando alguns desafios para serem cumpridos.

 

Que critérios de prioridade devemos ter?

Priorize as necessidades reais e o nível de importância delas. Colocar suas metas em uma sequência lógica dará a você o poder sobre as mesmas, fará com que você reflita sobre o que escreveu e comece a agir de forma concreta, sem se perder. Se você perceber que algo não está indo como você planejou, você consegue fazer ações corretivas. Mas sabe por que nesta situação agir em cima do que não está dando certo lhe ajuda, e muito? Por conta de uma simples palavra: planejamento.

 

Segunda-feira é o melhor dia para começar?

Não existe dia certo. A segunda-feira é apenas considerada o dia oficial de novos projetos. O importante é facilitar o planejamento e estabelecer as metas durante a semana com bastante motivação.

 

Por que, na maioria das vezes, as pessoas planejam coisas inalcançáveis?

Muitas pessoas têm dificuldade em traçar e cumprir metas pela falta de organização e de planejamento específicos. O cérebro necessita de objetivos e desafios para se manter em atividade. Se você traçar metas impossíveis ficará difícil, é como ficar rico sem trabalhar.

 

Em quanto tempo conseguimos criar um novo hábito? Ou seja, quanto tempo devemos persistir em algo até que aquilo se torne natural, e não um ponto ou comportamento a ser policiado para que não deixamos de cumprir as metas que definimos?

Segundo estudos, o tempo para criarmos hábitos gira em torno de 21 a 84 dias. Para atividades repetitivas, 21 dias é o suficiente para uma acomodação cerebral e um novo comportamento se tornar um hábito.

 

 Ansiedade e estresse são doenças comuns na sociedade. Qual a recomendação para que o ano seja tranquilo e as pessoas fujam dessas doenças ou consigam mantê-las sob controle?

Atividade física e uma boa alimentação. Com as tarefas da vida cotidiana essas atividades se tornam mais raras.  Desde a hora que acordamos estamos correndo, para chegar no trabalho, para entregar um projeto, para executar uma tarefa, almoçar correndo para voltar, muitas das vezes nem vemos o que estamos comendo, ficando em segundo plano as atividades físicas como fazer uma caminhada, ir a academia ou dançar.

 

EXAMES DE ROTINA: PREPARE-SE PARA 2017

Agora que você já entendeu como definir e atingir metas, que tal fazer da sua saúde uma delas? O clínico geral e otorrinolaringologista Jamal Azzam explica quais são os exames mais importantes que devem ser realizados para estar com a saúde em dia. Vamos lá!

 

BEBÊS E CRIANÇAS:

– Teste do pezinho: detecta hipotireoidismo congênito, fibrose cística, entre outras (para recém-nascidos);

– Teste do olhinho: detecta catarata congênita, tumores e glaucoma (para recém-nascidos);

– Exame de audiometria: teste de audição (de 3 a 4 anos);

– Teste de acuidade visual: para discernir detalhes e formas de objetos (de 3 a 4 anos);

– Exames de rotina: Inclui sangue, urina e fezes, hemograma, glicemia, tireoide, ureia, creatinina, e outros (a partir dos 5 anos);

 

MULHERES:

–  Consulta ao ginecologista 1x por ano. Inclui exames de toque, exame pélvico e a coleta do material para o Papanicolau (esses exames são importantes para toda mulher que é ou foi sexualmente ativa);

– Exames de sangue (avaliação de anemias ou de diabetes, exame do colesterol total e frações e triglicérides, hormônios de tireoide, enzimas do fígado, exames de rins);

– Exame cardiológico ou ultrassonografia;

– Mamografia: verifique seu histórico familiar e peça orientação ao médico (a partir dos 35 anos);

– Avaliação de audição e de visão (aos 40 anos);

Colonoscopia: exame de avaliação do intestino grosso (a partir dos 50 anos);

Consulta com o geriatra é fundamental para exames de rotinas próprias desta fase da vida (a partir dos 60 anos).

 

GESTANTES:

– Pré-Natal (geralmente só se pensa no bebê, mas é fundamental que a mãe também faça os exames para sua segurança);

– Avaliação clínica do obstetra é fundamental;

– Análise de compatibilidade sanguínea entre pai e mãe;

– Exames de sangue para detectar tipo sanguíneo, anemias, diabetes, hormônios diversos, infecções atuais ou prévias, estado de vacinação;

– Exames de urina e fezes;

– Ultrassonografia.

 

HOMENS:

– Exames gerais de consulta médica e dos exames laboratoriais (todas as idades).

A partir dos 40 anos:

– Exame de câncer de próstata;

– Avaliação cardiológica de rotina e teste ergométrico (teste da esteira) e ecocardiograma. Avaliação do abdome, com ultrassonografia abdominal, pode ser interessante;

– Autoexame dos testículos, uma vez que podem ocorrer tumores nessa região;

– Avaliação dos hormônios masculinos, como a testosterona (o ideal é que o pedido seja embasado em alguma queixa clínica ou exame sugestivo).

 

COMO COMEÇAR BEM O SEU ANO?                             

O início do ano é uma ótima oportunidade para mudanças importantes em nossas vidas. Essas decisões impactam em resultados, e a hora de colocar em prática é exatamente agora.

Pratique esportes

Para iniciar qualquer atividade física é fundamental uma consulta médica com clínico geral ou cardiologista. E nada melhor do que um professor de educação física para orientar o início de uma nova vida. O entusiasmo de se exercitar muitas vezes induz a erros graves, o que pode acarretar em lesões, caso não tenha orientação correta. Muito cuidado neste aspecto, já que uma vez que o corpo de qualquer pessoa é diferente e por isso cada um receberá a orientação correta ao seu corpo e aos seus gostos, sem esquecer as diferenças de metabolismo. Por exemplo, hidroginástica, dança, zumba, feitas coletivamente, podem atrair muitas pessoas. Circuitos, musculação leve, caminhadas em ritmos moderados e natação podem ser ótimas opções para começar o seu ano.  Que tal?

 

A hora da dieta

Quanto ao início de uma boa dieta, o mais importante é a preparação mental para uma nova vida alimentar. Dietas curtas e que promovem rápidos emagrecimentos não são adequadas e geram somente resultados fugazes. A opção deve ser sempre uma reeducação alimentar, na qual a alimentação seja feita de acordo com cada organismo e também às preferências pessoais. Todos os grupos alimentares devem estar presentes, então fuja das dietas restritivas, como de proteína, carboidratos, etc. E entenda uma coisa: o açúcar é um grande vilão. Sabemos que a memória cerebral do gosto do açúcar é eterna em nossas vidas e que a sensação do doce nos faz muito bem, mas e as consequências? Péssimas!

 

Resista!

Evite a tentação imensa nos supermercados, lanchonetes, restaurantes, etc.  Nós somos seres humanos sensíveis a estas seduções, motivo pelo qual o marketing nos ataca constantemente.  Mas resistir ao que é ruim para nosso corpo é uma vitória imensa. Defina sua alimentação ao seu ritmo de estudos e trabalho, mas nunca pule refeições.  Tenha sempre algo para poder comer a cada 3 ou 4 horas e nunca aceite conselhos como “jejum faz bem”.

 

Água, água e água!

O hábito de tomar água ajuda a qualquer tipo de organismo e de alimentação. Quanta água por dia? Cada organismo tem sua necessidade, mas uma dica bem legal é manter a urina sempre clara, ou seja, o resultado da ingestão da água será visto na cor da urina. Urina muito amarela e concentrada é sinal de que o equilíbrio de ingestão de água está errado.

 

Refeição saudável

Amanheça para o dia com energia e comece com um delicioso café da manhã.  Pães integrais, frutas e queijos branco são uma boa pedida. Não esqueça da tapioca que pode ser consumida com moderação. É uma boa pedida.

Para finalizar, aconselho você com 3 frases que podem fazer parte do seu caderninho:

– Resista às tentações ruins, esta é uma boa base para começar.

– O corpo precisa de tudo, desde que com a medida certa.

– Tenha dedicação constante e paciência.

 

Dr. Jamal Sobhi Azzam, clínico geral e otorrinolaringologista. CRM SP 57.245

Dra. Valéria Smith é psicóloga clínica com especialização em Terapia Sexual Masculina e Psicologia Organizacional. CRP RJ 17181

 

Colocar metas em uma sequência lógica lhe dará poder sobre elas.

Valéria Smith

Tudo para ter um 2017 mais alegre e saudável

Infográfico

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Revista Cuidados Pela Vida [novembro-dezembro/2016]