A partir de qual idade as varizes se manifestam?

  • +A
  • -A

Apesar de aparecerem com mais frequência e intensidade em pessoas de idade avançada, as varizes também podem se desenvolver em adolescentes e até mesmo, ainda que raramente, em crianças. Independentemente da faixa etária, é importante que a preocupação não seja apenas estética, já que há risco de problemas circulatórios, dor e desconforto.

“A tendência atual é vermos varizes cada vez mais cedo, devido ao tipo de vida que as pessoas vem levando”, avalia o angiologista Dr. Jayme Ramos. “O uso precoce de anticoncepcional e os grandes períodos de tempo com os membros inferiores sem se movimentar direito, principalmente por conta do trabalho, são alguns motivos para isso”.

Insuficiência venosa aumenta deformação das veias e provoca dor


As varizes se manifestam de diferentes formas, sendo o quadro mais preocupante o da insuficiência venosa, já que traz sensações desagradáveis e incômodas. “Dor nos membros inferiores, sensação de pernas pesadas e cansadas ao final do dia, dormência e coceiras nas pernas são bem comuns”, diz Jayme. “Pode haver também inflamação (o que gera tromboflebite), sangramento e o aparecimento de úlceras nos membros inferiores”.

A insuficiência venosa faz com que as veias trabalhem em condições exageradas, o que aumenta ainda mais a deformação delas. “Pode ser gerada por diversos fatores, tais como calor demasiado, traumas repetidos nas pernas, uso de medicamentos, hormônios e anticoncepcionais, além da permanência por muito tempo com os membros inferiores para baixo”.

Varizes devem ser tratadas assim que forem percebidas


Varizes e todos os problemas que podem derivar dessa condição devem ser tratados o quanto antes, ainda mais nos casos de pessoas que os desenvolvem quando jovens. “Quanto mais cedo as varizes aparecem, mais tempo o indivíduo vai conviver com os problemas que podem ser causados por elas e, com isso, há chances maiores de complicações”, conclui.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "A partir de qual idade as varizes se manifestam?"

Suzylene Marta Gonçalves

Bom dia! Varizes tem alguma coisa a ver com trombose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Suzylene,
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que surgem geralmente nas pernas e provocam dor e inchaço. A presença delas é um fator de risco para o desenvolvimento de trombose, mas principalmente de tromboflebite. Enquanto a tromboflebite é o acúmulo de sangue nas veias mais próximas à pele, a trombose é mais grave, porque surge nas veias dentro dos músculos. Por isso é importante realizar acompanhamento com o médico vascular e seguir corretamente o tratamento prescrito. Abraços.

RAQUEL

VARIZES.MINHA FILHA TEM 12 ANOS E TEM MUITOS VASINHO. A PARTI DE QUE IDADE ELA PODE RECEBER APLICA

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Raquel, a escleroterapia, popularmente chamada como “aplicação de vasinhos”, é uma opção de tratamento para varizes. Um líquido, espuma, laser ou termocoagulador é utilizado como esclerosante, que é injetado na veia e causa uma alteração nas células do vaso, fechando-o. O ideal é você procurar um especialista para o mesmo confirmar se esta opção de tratamento é indicada para sua filha. Abraços.

Dilmara

Olá,meu filho tem 13 anos e está começando tem varizes nas pernas,e ele faz exercício físico isso é normal

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dilmara, as varizes também podem se desenvolver em adolescentes e até mesmo, ainda que raramente, em crianças. O ideal é que ele já procure um profissional especialista para receber todas as orientações necessárias. Abraços.

ADRIANA PEREIRA

OLÁ MINHA FILHA TEM 12 ANOS E JA TEM VÁRIOS VASINHOS NAS PERNAS GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM TRATAMENTO PRA IDADE DELA DESDE JA AGRADEÇO A RESPOSTA

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adriana, de acordo com Dr. Peixoto, existem dois tipos de tratamento para as varizes, o clínico e o invasivo: “No clínico, utilizamos medicamentos e compressão elástica e, no invasivo, escleroterapia, laser, endolaser, espuma densa, radiofrequência, microcirurgia e cirurgia radical com a retirada da veia safena”. Verifique com seu médico qual a melhor opção para sua filha. Abraços.

Rodrigo

Tenho 14 anos tenho pontinhos azul se é varizes oque eu devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rodrigo. Agradecemos seu comentário. Uma alimentação equilibrada, evitar o uso de roupas muito apertadas, praticar exercícios físicos, e evitar ficar longos períodos sentando ou em pé, são medidas fundamentais. Por isso, recomendamos que não desconsidere os primeiros sinais da doença, se há suspeita de varizes, é importante a busca por um médico Angiologista, para diagnóstico preciso. Siga sempre à risca as orientações, realizando um tratamento adequado, desta forma prevenindo complicações futuras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.