Osteoartrite não é exclusiva da terceira idade: saiba como atletas jovens podem desenvolver a condição


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações, desgasta a cartilagem e provoca alterações nos ossos próximos. Também chamada de artrose, é mais comum nas mãos, nos joelhos e na coluna. Entre as causas do problema, estão o envelhecimento natural das articulações e o uso excessivo das mesmas.

Não é de se estranhar, portanto, que a doença seja bastante comum em jovens atletas. Exercícios de alto impacto podem danificar as articulações e a cartilagem e, com esforço repetitivo ao longo dos anos, podem provocar o surgimento da osteoartrite.

Outros fatores também são capazes de provocar a artrose, como fatores genéticos e obesidade. Além disso, a alimentação é fundamental para garantir que o corpo reponha substâncias para renovar a proteção às articulações e cartilagens.

Modalidades de alto risco

Segundo o ortopedista Marcos Britto da Silva, existem modalidades esportivas que expõem os atletas a um risco maior. “A corrida intensa e o futebol predispõem mais. Na prática diária, vemos mais intensamente artrose de joelho nos jogadores de futebol profissional”, conta o médico.

Para o ortopedista, atletas com artrose precisam de mudanças para continuar trabalhando profissionalmente: “Uma readequação nos treinos é o passo mais importante, junto com a prática de exercícios que promovam a reforço muscular sem sobrecarga articular”. O desgaste pode ser evitado com períodos de descanso adequados, que permitem que o organismo se recupere de pequenas agressões sofridas durante os treinos e competições.

Algumas vezes, quando em estágio avançado, a artrose pode requerer intervenções cirúrgicas para corrigir as deformidades. Para atletas e nos casos menos avançados, por outro lado, o médico acredita que o mais indicado é o tratamento fisioterápico e farmacológico, levando em consideração as particulares de cada caso.

Marcos Britto da Silva é formado pela UFRJ, especializado em ortopedia e traumatologia e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 538620

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoartrite não é exclusiva da terceira idade: saiba como atletas jovens podem desenvolver a condição"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.