Osteoporose tem cura? Em quanto tempo os remédios começam a fazer efeito?


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoporose tem cura? Em quanto tempo os remédios começam a fazer efeito?

Doença metabólica caracterizada pela perda da massa dos ossos, a osteoporose costuma virar preocupação após os 50 anos. É quando a diminuição da densidade mineral óssea começa a trazer riscos para o esqueleto e para o corpo como um todo. Isso ocorre principalmente nas mulheres após a menopausa, o grupo mais atingido pela doença.

Casos sem cura

Apesar dos avanços registrados no tratamento da osteoporose, alguns casos ainda não têm cura. “Para a osteoporose primária, após a menopausa, ainda não existe cura, mas sim formas de prevenção e tentativas de impedir uma piora no grau da doença, conseguindo, às vezes, algum ganho de massa óssea”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

Por outro lado, nos casos classificados como osteoporose secundária, o ortopedista afirma que é possível chegar a uma cura, desde que a causa da doença seja identificada. Ele cita distúrbios das glândulas tireoide e paratireoide, que demandam cuidados específicos.

Como funciona o tratamento

O tratamento para a osteoporose varia de acordo com as causas do problema. É recomendado manter uma dieta rica em vitamina D e cálcio, junto com exposições diárias e seguras à luz solar durante toda a vida, especialmente na juventude. A prática de atividades físicas também costuma ser indicada, uma vez que ajudam a fortalecer os músculos e os ossos.

Também podem ser utilizados medicamentos prescritos por um médico especialista. Os remédios atuam em diversas vertentes da osteoporose, inibindo a perda de cálcio e promovendo o ganho de massa óssea, por exemplo. O paciente não deve abandonar o tratamento pela metade e ele requer paciência. “A resposta ao tratamento da osteoporose geralmente é demorada e requer um tempo prolongado no uso de medicamentos”, afirma dos Santos.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Osteoporose tem cura? Em quanto tempo os remédios começam a fazer efeito?"

janice cunha ramos

bom dia, tenho osteopenia, minha medica disse que não presciso tomar medicamentos, e nem calcio, ela pede para tomar sol, e alimentação, o que vce me diz, posso continuar ou devo tomar medicaçao, o que vce me indicaria, ja tomei um tempo alendronado., obrigada.

Val Santos

Olá! Tenho osteosporose no fêmur e osteopenia na coluna vertebral, detectado aos 47 anos e diariamente tenho ingerido Calcio e mensalmente Ibandronato, mas tenho resistência a tomar sol diariamente pois percebo uma enorme dificuldade entre os especialistas (leio vários blogs e artigos) chegarem a um consenso sobre se:1. Qual o melhor horário para tomar sol?2. Quanto tempo de exposição diária é recomendado?3. O uso do protetor solar inibe o efeito do sol na eficácia da absorção do cálcio?4. Se é aconselhado tomar sol sem protetor solar para aumentar a eficácia do sol no tratamento, isso não contribuiria para aumentar a probabilidade de câncer de pele?5. a ingestão de cálcio diariamente, na forma de medicamento, mais o que ingerimos na alimentação, não contribui para a calcificação de órgãos do corpo ou, ao menos, a ocorrência de pedras nos rins ou isso não tem qualquer relação de dependência?Feliz 2018!

Cuidados Pela Vida

Oi Val, para estimular a produção de vitamina D você pode realizar a exposição ao sol sem o uso do protetor solar por em média de 10 a 20 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h, sendo necessário após essa exposição aplicar o protetor solar. O tratamento medicamentoso envolve a suplementação de cálcio e vitamina D (nutrientes mais importantes na manutenção da saúde óssea), é usado em casos que a ingestão diária destes nutrientes na alimentação não é alcançada. Por isso é necessário uma avaliação do médico ou nutricionista antes de iniciar o uso do medicamento. Desejamos um feliz 2018 para você!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x