Osteoporose tem cura? Em quanto tempo os remédios começam a fazer efeito?


  • +A
  • -A

Doença metabólica caracterizada pela perda da massa dos ossos, a osteoporose costuma virar preocupação após os 50 anos. É quando a diminuição da densidade mineral óssea começa a trazer riscos para o esqueleto e para o corpo como um todo. Isso ocorre principalmente nas mulheres após a menopausa, o grupo mais atingido pela doença.

Casos sem cura

Apesar dos avanços registrados no tratamento da osteoporose, alguns casos ainda não têm cura. “Para a osteoporose primária, após a menopausa, ainda não existe cura, mas sim formas de prevenção e tentativas de impedir uma piora no grau da doença, conseguindo, às vezes, algum ganho de massa óssea”, explica o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

Por outro lado, nos casos classificados como osteoporose secundária, o ortopedista afirma que é possível chegar a uma cura, desde que a causa da doença seja identificada. Ele cita distúrbios das glândulas tireoide e paratireoide, que demandam cuidados específicos.

Como funciona o tratamento

O tratamento para a osteoporose varia de acordo com as causas do problema. É recomendado manter uma dieta rica em vitamina D e cálcio, junto com exposições diárias e seguras à luz solar durante toda a vida, especialmente na juventude. A prática de atividades físicas também costuma ser indicada, uma vez que ajudam a fortalecer os músculos e os ossos.

Também podem ser utilizados medicamentos prescritos por um médico especialista. Os remédios atuam em diversas vertentes da osteoporose, inibindo a perda de cálcio e promovendo o ganho de massa óssea, por exemplo. O paciente não deve abandonar o tratamento pela metade e ele requer paciência. “A resposta ao tratamento da osteoporose geralmente é demorada e requer um tempo prolongado no uso de medicamentos”, afirma dos Santos.

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos é ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em Osasco e São Paulo. CRM-SP: 33269

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

21 comentários para "Osteoporose tem cura? Em quanto tempo os remédios começam a fazer efeito?"

janice cunha ramos

bom dia, tenho osteopenia, minha medica disse que não presciso tomar medicamentos, e nem calcio, ela pede para tomar sol, e alimentação, o que vce me diz, posso continuar ou devo tomar medicaçao, o que vce me indicaria, ja tomei um tempo alendronado., obrigada.

Val Santos

Olá! Tenho osteosporose no fêmur e osteopenia na coluna vertebral, detectado aos 47 anos e diariamente tenho ingerido Calcio e mensalmente Ibandronato, mas tenho resistência a tomar sol diariamente pois percebo uma enorme dificuldade entre os especialistas (leio vários blogs e artigos) chegarem a um consenso sobre se:1. Qual o melhor horário para tomar sol?2. Quanto tempo de exposição diária é recomendado?3. O uso do protetor solar inibe o efeito do sol na eficácia da absorção do cálcio?4. Se é aconselhado tomar sol sem protetor solar para aumentar a eficácia do sol no tratamento, isso não contribuiria para aumentar a probabilidade de câncer de pele?5. a ingestão de cálcio diariamente, na forma de medicamento, mais o que ingerimos na alimentação, não contribui para a calcificação de órgãos do corpo ou, ao menos, a ocorrência de pedras nos rins ou isso não tem qualquer relação de dependência?Feliz 2018!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Val, para estimular a produção de vitamina D você pode realizar a exposição ao sol sem o uso do protetor solar por em média de 10 a 20 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h, sendo necessário após essa exposição aplicar o protetor solar. O tratamento medicamentoso envolve a suplementação de cálcio e vitamina D (nutrientes mais importantes na manutenção da saúde óssea), é usado em casos que a ingestão diária destes nutrientes na alimentação não é alcançada. Por isso é necessário uma avaliação do médico ou nutricionista antes de iniciar o uso do medicamento. Desejamos um feliz 2018 para você!

Rosimere Rodrigues

acabei de descobrir que estou com osteoporose no osso da bacia e no femo tenho muita dor que remédio tomar pra aliviar a dor que é constante eu fiz radiação pq tive câncer de colo isso pode enfracer os ossos pq é na região onde mais recebi radiação

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosimere, realize uma consulta com o médico que realizou o seu diagnóstico para que ele possa prescrever o tratamento adequado para o alívio das dores. Melhoras.

Renata

Val Santos, cuidado aí que a orientação não está correta. Você tem que aplicar protetor solar ANTES da exposição (15 minutos antes, mais ou menos), e não após. Confere, “Cuidados Pela Vida”?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renata, para estimular a produção de vitamina D a pessoa pode realizar a exposição ao sol sem o uso do protetor solar por em média de 10 a 20 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h, sendo necessário após essa exposição aplicar o protetor solar. Abraços.

Cida Pimenta

Tenho osteoporose no fêmur,e tenho tbm hipotireóidismo,será que foi isso que provocou a osteoporose?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cida, segundo o Dr. João Manoel Fonseca Filho, a osteoporose pode ser fruto de uma falha da produção do osso saudável por deficiência de cálcio e vitamina D; alteração na produção de hormônios; presença de doenças crônicas; e aumento da reabsorção óssea, realizada por uma célula chamada osteoclasto. Abraços.

Izabel Cristina Calaça

Levarei um queda no banheiro tive fratura de fêmur mais color, patela três faturas interna e externa. Foi cirugiada colocou prótese, parafuso…..sinto muita dor. Fiz detensiometria, estou sendo acompanhada. Fiz tratamento com cálcio vitamina D. Porém, meus ossos 75% de osteoporose. 😢😢😢😢😢😢Tomo sol no horário de meio dia. 20ms. Me ajuda ai. Qual a alimentação quectipo de exercício…tenho 60 anos. Obg.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Izabel, para estimular a produção de vitamina D a pessoa pode realizar a exposição ao sol sem o uso do protetor solar por em média de 10 a 20 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h, sendo necessário após essa exposição aplicar o protetor solar. Faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

fabio

tenho hiv contrair ostosporose estou tmando vitamina d em gotas estou mancando peguei ostosporose no femur fiz exame de que ñ é grave sera que tem cura

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabio, alguns casos de osteoporose ainda não têm cura. Converse com o seu médico para que ele possa te orientar. Abraços.

maria leocadia pimenta

Tenho hipotireoidismo já tomei alendronato de cálcio por cinco anos, e oste obam por 1 ano e cálcio de 400 mg por seis meses, tenho osteopenia no fêmur direito e já tomei vitamina d,no período q estava tomando subiu,mas parei e caiu , tomo pouco sol sera que devo tomar direto vitamina d. O meu cálcio esta 29,6.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Leocadia, realize uma consulta para que o médico possa prescrever o tratamento adequado para você. Abraços.

neusa

Minha duvida é,após o tratamento se eu tiver um nivel de cura da osteoporose, devo parar com os remédios,ou fazer uma manutenção para o resto da vida.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neusa, o médico que te acompanha poderá esclarecer sua dúvida. Abraços.

Lucir

Tenho osteopenia,e a médica me receitou cálcio e vitamina D,tenho tido dores terríveis no femur e nas costas,tem dias que sento e não posso levantar,e da muita falta de ar,devido a dor ,tenho medo de continuar a tomar cálcio e afetar os rins,sera verdade?O médico traumatologista me receitou injeção de corticóides,resultado enhordei quase 10 kg e eu fazia caminhadas e agora não tou podendo mais apareceu uma dor forte embaixo no pé na parte plantar ,meio do pé ,dizem que é da coluna,meo esposo acha que eu tenho que continuar as caminhadas com dor ,tenho medo de agravar mais . obrigado pela atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucir, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/o-excesso-de-calcio-pode-ser-prejudicial-saude
Abraços.

Sandrinha

Tenho 44 anos, ainda tenho menstruação, não percebi ainda que estou entrando na menopausa, estou com osteoporose no colo do fêmur e fêmur, estou muito preocupada, porque com essa idade eu adquiri essa doença? Tem cura? Que riscos eu corro?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandrinha,, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/menopausa-ossos
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.