Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?


  • +A
  • -A

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos passem a perceber limitações e desgaste físicos, já em um processo descendente.  

Mulheres passam por mais mudanças físicas na meia idade por conta da menopausa


“As mudanças físicas começam a surgir por volta dos 40 anos de idade. A primeira delas é a presbiopia, que é a dificuldade de visão – cada vez mais temos que afastar o que a gente quer ler. Depois, a presbiacusia (piora da audição com o envelhecimento) e outras limitações, como
perda de elasticidade da pele, de pelos e cabelo (este último mais forte nos homens)”, informa o geriatra e pneumologista José Eduardo Martinelli.

Segundo o especialista, as mulheres passam ainda por mudanças que não se associam aos homens, devido à menopausa. “Nas mulheres, destaca-se o climatério – que é o período que antecede a menopausa – e a própria menopausa. Com eles, manifestam-se uma série de alterações, tanto hormonais quanto na parte física e psicológica”, explica o médico. 

Cuidados para manter uma boa saúde durante a velhice


Por conta dessas mudanças, recomenda-se buscar por um geriatra entre os 40 e 50 anos de idade, até porque é nesta faixa etária que surgem doenças mais sérias – principalmente as de fundo hereditário – como hipertensão, diabetes, dislipidemia, gota etc. “Essas doenças também estão muito relacionadas a fatores como obesidade,
tabagismo, inatividade física”, afirma o geriatra. 

Portanto, uma forma de evitar os efeitos negativos que chegam com o envelhecimento é adotar hábitos de vida mais saudáveis, que poderão ser orientados pelo geriatra. O profissional também pode indicar um tratamento medicamentoso, caso necessário, que ajude a manter sua saúde o mais elevada possível durante a velhice, incluindo a suplementação de nutrientes ausentes ou deficientes na alimentação.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

TAGS
envelhecimento
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.