A osteoartrite é mais comum em mulheres?


  • +A
  • -A

A osteoartrite, também chamada de artrose, consiste no desgaste das cartilagens que protegem as articulações. Os danos causados pelo problema podem chegar aos ossos e provocar alterações na estrutura óssea, principalmente nas mãos, joelhos, quadril e coluna, as regiões geralmente mais afetadas.

Osteoartrite em homens e mulheres

De maneira geral, a doença atinge igualmente homens e mulheres, mas conforme a idade avança, o sexo feminino passa a ser mais afetado: “60% dos homens e 70% das mulheres com mais de 65 anos de idade apresentam quadro clínico e radiológico de osteoartrite”, afirma o ortopedista Tulio Pereira Cardoso.

Os sintomas e a intensidade com que a osteoartrite se manifestam também não apresentam diferenças entre os gêneros. O mais recorrente é a dor nas articulações, que costuma piorar com o passar dos anos. Quem tem a doença pode sentir ainda enrijecimento e inchaço, além de calor nas regiões afetadas.

Tratando a osteoartrite

Para tratar o problema, o ortopedista cita a perda de peso corporal em pessoas com sobrepeso, a prática de exercícios físicos e o uso de condroprotetores, além de medicamentos para a dor, receitados por um especialista: “A prática de pilates, hidroginástica, alongamentos e musculação acompanhada por um profissional da área de fisioterapia ou educação física é de fundamental importância.”

Nas mulheres, Cardoso afirma que a reposição hormonal para diminuir a dor pode ser necessária. Ele diz ainda que, em casos de grave comprometimento das articulações, somado a dores constantes e alterações nos ossos, são indicados procedimentos cirúrgicos: “As artroplastias são cirurgias de substituição articular, melhoram os movimentos e corrigem deformidades angulares.”

Dr. Tulio Pereira Cardoso é ortopedista, graduado pela Faculdade de Medicina de Taubaté e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 38605

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A osteoartrite é mais comum em mulheres?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.