O que acontece com o corpo de uma mulher entrando na menopausa?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que acontece com o corpo de uma mulher entrando na menopausa?

Qual mulher nunca reclamou da menstruação e seus efeitos no corpo? Muitas até chegam a sonhar com o período da menopausa, ou seja,  momento em que a mulher para de menstruar, para dar um fim nesse cenário. Entretanto, esse ciclo tem algumas mudanças nos níveis hormonais  que também causam alterações no corpo. A ginecologista Úrsula Maria E. B. Scolari explica um pouco mais sobre elas.

O que acontece na menopausa?                     

Por volta dos 45 anos de idade inicia-se a menopausa. Toda mulher vai passar por ela, isto é, o período é normal e esperado e não há motivos para preocupação. “Este período se chama climatério. É quando os óvulos com os quais a mulher nasce (cerca de 400) acabam e os ovários param de funcionar e produzir hormônios femininos”, explica a Dra. Úrsula.  A fertilidade também acaba e podem ocorrer sintomas por causa destes hormônios que variam em cada mulher.

Sintomas como calor e insônia são comuns

Fogachos, aquelas famosas ondas de calor, insônia, depressão, falta de ânimo, baixa libido, irritação e dor de cabeça são os sintomas mais comuns.  “Pode ocorrer também pele seca, queda de cabelos e vagina seca, mas isso depende muito de cada mulher”, acrescenta a ginecologista. Mais do que as mudanças no corpo, esses sintomas podem causar interferência no relacionamento familiar e conjugal. Por isto, apesar de ser um período comum, aconselha-se que toda mulher tenha um acompanhamento médico.

O período dura em média cinco anos, até que o organismo da mulher se acostume com a ausência dos hormônios. “Há aquelas que têm os sintomas por muito tempo. Depois disso ocorre o envelhecimento e, principalmente, o desgaste ósseo (osteoporose)”, afirma Dra. Úrsula.  A profissional ainda atenta que este desgaste  pode ser controlado com reposição hormonal (quando possível) e outros medicamentos.

Dra. Úrsula Maria E. B. Scolari é ginecologista obstetra. CRM-SP 76540

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

27 comentários para "O que acontece com o corpo de uma mulher entrando na menopausa?"

Rosana

Estou na menopausa e isso está afetando muito a labirintite, estou há um mês trabalhando com enxaqueca todos os dia, tomando medicação pesada (bestaistina 24 mg de 12 em 12h). Não posso fazer reposição hormonal (casos de câncer de mama na família). Além da reposição, quais os outros medicamentos a que a Dra. se refere?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, existem alguns medicamentos para desgaste ósseo (osteoporose), entretanto qualquer medicamento deve ser indicado pelo profissional médico que a acompanha, pois é necessário que ele verifique o resultado do exame que acusa a osteoporose antes de indicar o medicamento. Abraços

Patrícia Fernandes Paiva

Dra. Estou na menopausa desde 50 anos, tenho 51. Estou muito sem animo! Gostaria de fazer reposição hormonal natural…. pois meu Pai faleceu de câncer e tenho medo. Aguardo uma resposta do melhor a fazerObrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Patrícia, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Eliana

Dra, estou começando a sentir alguns desses sintomas, gostaria de saber se toda mulher precisa faze reposição hormonal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliana, o desgaste pode ser controlado com reposição hormonal (quando possível) e outros medicamentos, para saber se no seu caso há necessidade do uso de alguma medicação, converse com seu ginecologista para que ele avalie.Abraços.

Lucineia

Ola,Estou com 55 anos e so agora meu período começou a falhar. Minha pele está extremamente seca agravado pelo país que moro( Inglaterra). Meu cabelo ta caindo muito e tenho me sentido deprimida. Nos dê umas dicas de como podemos melhorar nossa qualidade de vida sem precisarmos tomar hormônios. Ja tive problema no colo do útero e nao posso tomar hormônio. Obrigada desde ja.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucineia, segue o link com uma de nossas matérias:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/8-passos-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-na-menopausa
Abraços.

Evanilde

Olá Dra…Tenho 56 anos,não mestroo maisMeu organismo está horrivel…Tenho pressão alta e todo mês na data que eu mesntruava começo com diarreia e minha pressão sobe muito e demora pra controlarTomo buscopan e algo pra parar a diarreia (remedio caseiro) Que devo fazer pra isso não acontecer mais?Fico angustiada quando minha pressão sobe,me da um medo terrivel…não tem um remedio pra isso não acontecer mais todo mês?Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Evanilde, relate esses sintomas para a sua ginecologista, assim ela poderá te orientar. Abraços.

Adriana

Estou com 47 anos e retirei o utero ha 4 anos estou sofrendo muito com esses sintomas.da menopausa.. muita fraqueza e falta de disposiçao.cansaço.. gengivas sensiveis.. dores nas pernas.. nao consigo mais ter o ritmo na academia..aftas todo mes .. e percebo q é no dia da ovulaçao parece que estas ultimas ovulaçoes sugam toda energia do meu corpo o que devo fazer .. ja procurei varios medicos e me indicaram o estreva gel ..mas n melhorou totalmente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, retorne em consulta com o médico que receitou o medicamento e relate para ele os sintomas que ainda permanecem, assim ele poderá te auxiliar. Abraços.

carla

Olá, tenho 41 anos e parei de menstruar a 5 meses. Ando muito nervosa, sem libido, pela seca, tenho insônia, completamente desanimada, me sinto horrorosa, ganhei 11 kg, depressiva. Isso é menopausa? obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carla, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico. Abraços.

Maria Regina

Tenho 51 anos sinto todos esses sintomas menos esse calourao ainda mestruo normalmente estou na meno pausa mesmo mestruando?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Regina, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/seguranca-para-o-paciente/por-que-dificil-mulheres-engravidarem-apos-menopausa
Abraços.

neusa catarina marques

ola boa noite eu fiz uma ultrason utravaginal e la diz que ausencia do ovarioque quer dizer isso

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neusa, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientações adequadas. Abraços.

Ivanete

Minha dúvida é assim eu tomo anticoncepcional sempre, vou saber quando minha menstruação vai parar?

Erica

Engraçada essa médica q responde aos comentários…A criatura não responde nenhuma dúvida e encaminha a leitora para o médico. Então qual é a função dela aqui????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Erica, nós do cuidados pela vida, temos como objetivo, orientar nossos leitores no sentido de que procurem sempre o seu médico de confiança, pois só uma consulta presencial pode sanar dúvidas sobre saúde ou cuidados que o paciente deve ter. Abraços

Amanda kelly

Verdade Erika. .concordo com vc…Essa doutora pelo jeito é cheia de dúvidas que nem a gente rs…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amanda, a nossa intenção é de apresentar matérias com explicações e orientações fáceis de serem entendidas, no caso de dúvidas uma consulta presencial com seu médico será de maior proveito. Abraços

Nara Beatriz

Tenho 48 anos, há 4 anos fiz dosagem hormonal e os hormonios deu pós menopausa. Gostaria de saber se corro risco de engravidar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nara, as chances são mínimas, é o que afirma a Dra. Mariana Bignardi Halla. Nessa fase, existe uma queda dos hormônios sexuais, principalmente do estrogênio e da progesterona fazendo com que os ovários não produzam mais os folículos que liberam os óvulos, consequentemente dificultando em muito a gravidez. Confira a seguir a matéria na integra. Abraços!

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/seguranca-para-o-paciente/por-que-dificil-mulheres-engravidarem-apos-menopausa

Daniele

Minha mãe está na menopausa e sente muito calor na cabeça ela reclama bastante e insônia tbmO que pode ser feito pra melhorar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daniele, praticar atividades físicas é de grande importância em qualquer momento da vida, confira outras dicas nesta outra matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/8-passos-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-na-menopausa. Abraços para você e sua mãe.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.