AchèAchè
    search
    Título

    Mobilidade: qual a importância de se manter em movimento, pensando em uma boa qualidade de vida?

    Longevidade

    Por

    Quando se fala em mobilidade, o ponto chave é trabalhar o corpo de forma que ele seja capaz de se sustentar da melhor maneira possível, executando as mais diversas atividades ao longo da vida. Quando a mobilidade é fomentada/estimulada desde cedo e se mantém com o passar dos anos, as chances de garantir uma boa qualidade de vida aumentam significativamente.  

    Além de garantir mobilidade, prática de atividade física traz outros benefícios

    “A preservação da mobilidade diz respeito à preservação da independência física, redução do risco de quedas e redução de dores crônicas. Nesse sentido, os exercícios mais recomendados são os chamados resistidos, que seriam, por exemplo, musculação e pilates”, informa a geriatra Thaisa Segura da Motta Rosa. A prática regular de atividades físicas também ajuda na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

    Esse tipo de doença crônica é muito comum em fases mais avançadas da vida, especialmente quando o indivíduo passou toda a vida com hábitos ruins (sedentarismo, alimentação desregrada, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas). Sendo assim, a prática regular de exercícios físicos desde cedo deve ser adotada para quem deseja manter uma boa mobilidade de forma longeva, bem como diminuir as chances de sofrer com doenças crônicas.

    Vale ressaltar, ainda, que o exercício frequente na rotina também beneficia outras frentes, como a saúde mental, qualidade do sono, respiração, coordenação motora, postura e fortalecimento muscular. Diversos estudos científicos já provaram a importância dos exercícios físicos para a saúde nos seus mais diversos espectros, então é algo que realmente trará melhorias para a sua vida.

    Nunca é tarde para começar a se exercitar

    De acordo com informações veiculadas no portal do Ministério da Saúde, o exercício físico pode fazer grande diferença na vida das pessoas, mesmo que iniciado tardiamente. Não há restrições de atividades, mas é importante buscar respaldo médico, por meio de orientações de especialistas. Estes saberão indicar o plano mais adequado de treino para cada situação.

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52209-conheca-robertmarchand-atletas-norarona-exercicio-fisico-contribuiu-para-a-qualidade-de-vida-do-idoso

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes