Artrose no quadril: descubra os efeitos da doença que degenera a cartilagem e provoca dores
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Sebastião Paulo Theodoro dos Santos
- +A
- -A
Ao contrário do que muitos pensam, a idade não é o único fator relacionado à dor nas articulações. Questões genéticas, obesidade e atividade física de alto impacto também estão associados ao desenvolvimento da artrose, atualmente mais conhecida como osteoartrite, um processo inflamatório e degenerativo das articulações ósseas. O quadril é uma das áreas mais afetadas, causando dores na altura da bacia, sensação de estalos nas juntas e dificuldades de mobilidade.
Como funciona a articulação dos quadris?
Os ossos do quadril são revestidos por uma cartilagem articular que, quando sofre fissuras, por diversas causas, deixa o osso exposto, causando atrito pelo contato direto com outras superfícies. Os efeitos podem ser bastante problemáticos para o paciente. “A osteoartrite altera a mobilidade e diminui a angulação da articulação”, explica Sebastião Paulo Theodoro dos Santos, professor de fisioterapia. “O paciente apresenta inflamação, dor, calor, articulações avermelhadas, inchaço nas extremidades inferiores e dificuldade para sentar e levantar”.
Como é feito o diagnóstico?
Deve-se suspeitar da doença quando houver dor nas articulações. Geralmente, a osteoartrite é caracterizada por uma dor que aumenta conforme o movimento, mas ela pode também ser mais intensa pela manhã, ao se levantar da cama. Com o tempo, o paciente vai tendo cada vez mais dificuldade de andar, o que diminui sua mobilidade. No entanto confirmação da doença se dá por meio de análise médica. “Raio X, tomografia e ressonância magnética são as formas de confirmar a doença”, diz Santos. Em alguns casos, exames de sangue também podem ser solicitados para ajudar a esclarecer o diagnóstico.
Como é o tratamento?
Definida a causa da osteoartrite e seu estágio, começa o tratamento, voltado para o controle dos sintomas e a desaceleração do processo degenerativo nos ossos, com fisioterapia, mudança de hábitos e medicamentos. “Em casos avançados de osteoartrite do quadril é feito um implante de acetábulo e cabeça de fêmur”, conclui. O tratamento cirúrgico deve ser uma decisão tomada pelo paciente em conjunto com seu cirurgião, de acordo com as suas condições e necessidades.
Sebastião Paulo Theodoro dos Santos é professor de Fisioterapia. Crefito 024373-F
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Sebastião Paulo Theodoro dos Santos
Fisioterapia
CRM: CREFITO: 024373-F / RJ
- 6 comentários para "Artrose no quadril: descubra os efeitos da doença que degenera a cartilagem e provoca dores"
-
jose ribeiro barbosa
estou com essa doença , eu pergunto costumo correr na esteira da academia , por vinte minutos todos os dias , isso contribui para degenerar a cartilagem?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá José, a prática de atividades físicas é fundamental na rotina de qualquer pessoa, pois garante diversos benefícios à saúde.
No entanto, muitos acreditam que isso possa sobrecarregar as articulações devido ao desgaste das cartilagens causado pelo impacto dos exercícios, especialmente nos membros inferiores. Contudo, a prática de atividades físicas supervisionadas por um especialista traz benefícios indiscutíveis para a saúde, tanto das articulações quanto em geral.
O Senhor pode realizar uma avaliação com um profissional habilitado, afim de identificar o melhor tipo de exercício para o seu caso.
Abraços. -
celia silva de jesus
sinto dores nas juntas dos dedos e parecem q vau adormecer nos pes tbm nos joelhos e tou sentino dores nos quadris q saber se posso tm omega 3 calcio
-
Ola, tenho artrose nas mãos, punhos, coluna lombar, já faço tratamento há 4 anos, sem resultado.Há pouco tempo comecei a sentir dores no quadril, na virilha, nas coxas do lado direito e também dificuldade para andar, pode ser artrose de quadril?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá! Os sintomas de artrose são diferentes em cada pessoa, com intensidades que variam de leve a forte, podendo, até, causar limitações para as atividades diárias e de trabalho. Por isso, para que o diagnóstico seja preciso e possibilite a recuperação do paciente, é fundamental que o médico investigue a fundo cada caso, analisando os sintomas e as melhores formas de combater a doença. Abraços!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.