Alongamentos e exercícios leves podem ajudar idosos com osteoporose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Alongamentos e exercícios leves podem ajudar idosos com osteoporose?

Com o aumento da expectativa de vida e do número de idosos no mundo, a osteoporose passou a ser uma forte preocupação e ganhou mais atenção a respeito da prevenção e dos seus riscos. Ela se caracteriza pela perda da massa óssea, deixando o esqueleto mais fino e frágil. A doença acomete, principalmente, idosos e mulheres depois da menopausa.

Combatendo a osteoporose

Uma das melhores maneiras de combater a osteoporose em idosos ou prevenir seu surgimento em pessoas mais novas é a atividade física. “A prática de exercícios físicos regulares, alongamentos, fortalecimento muscular e o controle do peso são os fatores mais importantes que ajudam tanto na proteção articular quanto na qualidade óssea”, explica o ortopedista Paulo Pileggi.

Todos os esportes e exercícios são válidos nessa tarefa, como nadar, caminhar e pedalar. Entretanto, pacientes com osteoporose devem dar preferência às atividades que promovam a tensão muscular e, assim, colaboram para o fortalecimento dos ossos do corpo. Vôlei, basquete e handebol são ótimas opções.

Adaptações devido à idade

A prática desses esportes deve ser regular, para que realmente haja uma melhora do quadro de saúde e da qualidade de vida dos idosos. No entanto, Pileggi faz uma ressalva: “Esses exercícios, naturalmente, têm que ser adaptados às condições físicas do idoso para que não ocorram lesões.”

O tratamento da osteoporose envolve ainda, além de medicações específicas, mudanças de hábitos por parte do paciente. “Essas mudanças envolvem aumento no consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D e exposição ao sol, pois estes nutrientes são melhores fixados ao osso quando ocorre a exposição ao sol”, afirma o ortopedista.

Dr. Paulo Eduardo Pileggi é ortopedista, formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 124378

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Alongamentos e exercícios leves podem ajudar idosos com osteoporose?"

RITA SANTOS

Bom dia. Será que praticar Pilates é uma boa opção para combater o aparecimento de artrites, artroses e osteosporoses? Obrigada

Cuidados Pela Vida

Olá Rita, praticar exercícios físicos é um forte aliado para mantermos a saúde sempre em dia. Entretanto é adequado obter o aval de sua ginecologista, que pode avaliar se Pilates é a melhor modalidade para as enfermidades citadas por você. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.