Vitamina E: pacientes com restrição de gorduras na dieta podem ter problemas em absorver o nutriente?


  • +A
  • -A
Imagem do post Vitamina E: pacientes com restrição de gorduras na dieta podem ter problemas em absorver o nutriente?

A vitamina E se enquadra no grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que se dissolvem em gordura. Portanto, se um paciente tem restrição de gorduras em sua dieta, a absorção do nutriente tende a ser prejudicada. Dependendo do nível da restrição, isso pode ser ou não um problema. Uma dieta sem brechas para o consumo de gordura torna a vida do indivíduo mais complicada.

“Sem gordura, nosso corpo não consegue absorver as vitaminas A, D, E e K, as vitaminas lipossolúveis. O ideal é procurar a orientação de um nutricionista para adequar a dieta do indivíduo às necessidades e tentar inserir algum tipo de gordura para que haja a devida absorção da vitamina E”, aponta a nutricionista Daniella Chein.

Benefícios da vitamina E e das demais lipossolúveis


Manter um consumo mínimo de gorduras é essencial para que seja possível desfrutar dos benefícios dessas vitaminas, que são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. A vitamina E traz uma série de ações positivas e pode auxiliar no 
combate ao envelhecimento celular e na manutenção da jovialidade da pele.

As vitaminas lipossolúveis possuem a vantagem de se acumularem no organismo como uma reserva, diferente das hidrossolúveis (dissolvidas em água), que são rapidamente excretadas pela urina. Em períodos em que o consumo e absorção dessas vitaminas solúveis em gordura está em baixa, a reserva acaba sendo importante.

Suplementação de vitamina E é interessante para quem tem dieta pobre em gordura


A vitamina E pode ser encontrada nas refeições em diversos alimentos, como castanhas, óleos vegetais, sementes, mamão, abacate, amendoim, couves e avelã. Caso não seja possível obter o nível ideal do nutriente dessa forma,
recomenda-se a suplementação. “Esta é uma boa opção quando as fontes alimentares já se esgotaram, ou se a pessoa não ingere nenhum tipo de alimento contendo lipídio”, conclui Daniella.

Dra. Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
nutricao
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Vitamina E: pacientes com restrição de gorduras na dieta podem ter problemas em absorver o nutriente?"

Zélia Lima de Abreu

Quem toma anticoagulante,pode tomar a vitamina e ?Ou qual tipo de vitamina para queda de cabelo e também fracos ?

Cuidados Pela Vida

Oi Zélia, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.