A vitamina E pode aliviar dores nas mamas?


  • +A
  • -A

A vitamina E é um nutriente encontrado em alimentos como óleos vegetais, abacate, amendoim e gérmen do trigo e que exerce diversas funções no organismo, como ajudar a proteger o corpo dos radicais livres com sua atividade antioxidante. E por ser um antioxidante, a substância também pode ser utilizada para aliviar dores nas mamas, sintoma chamado de mastalgia.

 

Dor na mama pode ser resultado de mudanças hormonais

 


A vitamina E, por meio de sua ação antioxidante, facilita o processo de redução do estradiol e também age facilitando a absorção e utilização da vitamina A”, afirma o ginecologista e obstetra André Leon Nahmias. O estradiol é um hormônio que, em grandes quantidades, está associado ao surgimento de tumores e aumenta o risco de desenvolver câncer de mama.

Segundo o mastologista Paulo Lucena, há dois tipos de dores mamárias. “A mastalgia cíclica diz respeito às pacientes que sentem sintomas como ingurgitamento mamário e desconforto pré-menstrual e guarda relação com fatores hormonais e ocorrem geralmente no período fértil. A mastalgia acíclica diz respeito a uma série de condições que podem causar dor, como mastite, traumas, nódulos e tromboflebite”, afirma o profissional.

 

Displasia mamária provoca dores nas mamas

 


As dores nas mamas são ainda o principal sintoma da
displasia mamária, também chamada pela sigla AFBM, que significa alterações funcionais benignas da mama. O problema é caracterizado por mudanças nos tecidos das mamas que surgem no período menstrual ou durante a gravidez e a amamentação.

É um problema bastante comum entre as mulheres e pode provocar também sensibilidade nos seios e o aparecimento de nódulos. A vitamina E pode ser indicada quando os sintomas são mais leves e, em outros casos, um especialista pode recomendar o uso de medicações específicas e a realização de massagens na área das mamas. Lucena afirma ainda que pacientes com mastalgia cíclica devem evitar café e alimentos com muita gordura.

 

 

 

Foto: Pixabay

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Lucena

Dr. Paulo Lucena

Mastologia

CRM: 20246 / PE

TAGS
dores-no-corpo
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "A vitamina E pode aliviar dores nas mamas?"

Vera rocha

Sim emana alivia na displasia mamaria

Edwiges

Foi muito importante essa informação fui realizar exames da mama e foi diagnosticado um nódulo de 6 mm as vezes sinto dores no seio esquerdo mas o medico passou apenas Vitamina E Um nódulo que e benigno pode transformar em câncer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edwiges. Agradecemos por compartilhar seu relato. Ficamos felizes em saber que tem apreciado nossas matérias. Para informações mais precisas é necessário uma consulta presencial com o especialista. Converse com seu médico para que ele possa orienta-la de forma completa. Até a próxima.

Renata Almeida

Olá eu tenho 46 anos e desde os 30 sofro com dores fortes nos seiosAna até hj não encontrei um médico q me ajudasse O ano passado um médico me receitou vitamina E , q ajudou pouco todo mês passo 15 dias com essas dores insuportáveis é só depois q desce pra mim e q passa por 15 dias nossa é um tormento se alguém puder me ajudar ficarei imensamente grata

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Renata. O diagnóstico adequado é feito clinicamente, o médico analisará toda a história de dor mamária pré-menstrual de caráter progressivo e verificará se há a presença de nódulos. Mulheres com seis meses consecutivos de dor merecem terapêutica. O uso de medicamentos se baseia na utilização de várias drogas, mas o primeiro passo para isso é eliminar a presença de um tumor ou cisto de mama. A terapia local com massagens e analgésicos respondem de maneira adequada. Desejamos sucesso no seu tratamento!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.