Quais são as vantagens da suplementação da vitamina D?


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A suplementação de nutrientes, em geral, é muito importante  para as pessoas, e no caso específico da vitamina D, isso não é diferente. Ela influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo importante para o tratamento de doenças autoimunes e no processo de diferenciação celular. Sua principal função é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas.

Nem sempre o organismo conta com níveis satisfatórios de vitaminas, nutrientes, proteínas, minerais e carboidratos, o que resulta no surgimento de manifestações como cansaço físico, baixa imunidade, falta de memória, queda de cabelo, dentre outras. Com a suplementação suprindo a carência nutricional, o corpo passa a executar suas funções melhor, de forma equilibrada.    

Benefícios da suplementação de vitamina D


A vitamina D é importante para o desenvolvimento, crescimento e manutenção do equilíbrio de uma multiplicidade de órgãos e funções do corpo humano, desde a gestação até ao fim da vida. “Se o indivíduo não possui uma alimentação rica em fontes dessa vitamina, o que também é difícil, pois não temos muitos alimentos fontes de vitamina D, e não pode se expor ao sol, seria interessante a suplementação desde que acompanhada de um profissional”, comenta a nutricionista Daniella Chein.

Segundo Daniela, o consumo da vitamina D também é essencial para as gestantes, de maneira que a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. “No final da gravidez, a carência do nutriente ocasiona a pré-eclâmpsia e aumenta as chances da criança ser autista. A falta da vitamina favorece ainda 17 tipos de câncer”.

Fontes de vitamina D


“A alimentação não deve ser considerada uma fonte satisfatória de vitamina D, pois são poucos os alimentos que a contém. Óleo de fígado de bacalhau, salmão cozido, ostras cruas, arenque, leite ninho fortificado, ovo cozido, fígado de galinha, suco de laranja e sardinhas enlatadas, são alguns exemplos. Outras maneiras de se obter a vitamina D são: expor-se ao Sol (ou a raios ultravioleta B em solário) e suplementação”, lista a profissional.

Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

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