Receita sem lactose: pão de beijo substitui pão de queijo

  • +A
  • -A

O pão de queijo é uma das opções mais pedidas para quem deseja um aperitivo delicioso. O prato mineiro, porém, deve ser evitado pelos intolerantes à lactose, já que sua composição leva um derivado do leite: o queijo. Para suprir a vontade que a pessoa que convive com a condição pode ter, uma opção viável é o pão de beijo, que substitui o queijo pela batata-baroa (ou mandioquinha). Confira a receita sem lactose proposta pela nutricionista Andrea Villagelim.

As receitas sem lactose são alternativas eficientes para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a intolerância. Porém, isso não quer dizer que seja completamente impossível experimentar os pratos com a presença de lactose. Hoje, já é possível encontrar, facilmente, suplementação de lactase. 

Veja como ela atua e como pode ajudar na digestão de alimentos com lactose. 

Ainda assim, uma receita sem lactose como essa, do pão de beijo, colabora para que a alimentação no dia a dia do intolerante possa ser mais variada e agradável. É um ótimo exemplo para quem ainda pensa que a dieta de quem convive com o problema precisa ser “chata” e pouco saborosa. 

Pão de beijo é sugestão de receita sem lactose

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá bem cheias de batata-baroa;

– 1 e ½ xícara de chá de polvilho doce;

– ½ xícara de chá de polvilho azedo;

– ¼ xícara de chá de água; 

– 5 colheres de sopa de azeite virgem;

– 1 colher de sopa de gergelim;

– 1 colher rasa de chá de sal.

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Cozinhe a batata e, logo depois, amasse-as ainda quentes com um garfo até obter uma massa uniforme. Em seguida, reserve. Coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o gergelim em uma vasilha e misture. 

Coloque a água, o azeite e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando a água borbulhar, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem e, em seguida, adicione a baroa amassada e misture novamente até obter uma massa uniforme.

Modele a massa em formato de bolinhas e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 50 minutos em forno baixo (150ºC) até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados.

Que delícia! Também te deixou com água na boca? Essa receita sem lactose mais do que provou que é possível conviver com a intolerância sem deixar de apreciar a boa comida. Aproveite também para conferir outras sugestões como essa em nosso site. 

A sua receita sem lactose também pode aparecer por aqui. Basta enviá-la para o nosso e-mail: levtylactase@gmail.com. Não deixe de colaborar!

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Andrea Siliveste Brasil Villagelim Bizerra

Andrea Siliveste Brasil Villagelim Bizerra

Nutrição

CRM: CRN 07100012 / RJ

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Receita sem lactose: pão de beijo substitui pão de queijo"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.