Quando os suplementos de cálcio são necessários na dieta?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quando os suplementos de cálcio são necessários na dieta?

Os suplementos de cálcio devem ser tomados quando os níveis do mineral no sangue estiverem abaixo do normal (estimado entre 8 e 10 mg/dl em adultos) e após o aparecimento de sintomas como insônia, irritação, dor articular e muscular, ressecamento da pele, cabelos e unhas quebradiças, pequenos vasos sanguíneos sob a pele e alterações do ritmo cardíaco.

A importância do cálcio para os ossos


“Contudo, é importante estabelecer um diagnóstico causal, já que os sintomas podem não ser relacionado apenas à não absorção ou fixação do cálcio”, orienta o ortopedista Túlio Cardoso. O médico destaca também a importância do cálcio para evitar a perda da massa óssea. “Estima-se que o cálcio responde por 70% da parte mineral dessa massa óssea, estando presente ainda em outras estruturas, como nervos, músculos, dentes etc”

É importante frisar que a função de “armadura” da massa óssea é essencial para acomodar os músculos e proteger órgãos vitais como coração, pulmões e cérebro. “Além do cálcio, essa estrutura óssea é composta por outros minerais como flúor, fósforo, zinco, potássio e magnésio, por células (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos) e por uma substância osteoide (colágeno e mucopolissacarídeos).

Suplementação e alimentação com cálcio


Segundo Túlio, o cálcio também deve ser suplementado no caso de um indivíduo que esteja privado de fazer exercícios regulares (paciente acamado pós-fratura ou cirurgia, por exemplo). “Obviamente, em indivíduos com osteoporose também deve haver uma oferta de cálcio em forma de remédio”.

Mesmo quem utiliza suplementação de cálcio não pode deixar de buscar o nutriente na alimentação, paralelamente. “O cálcio é encontrado no leite e em seus derivados, como queijos e iogurtes, sendo que nestes ele é mais bem absorvido pelo organismo do que em outras fontes. No entanto, vale apostar também em verduras fortes como espinafre, rúcula, couve e brócolis, além de ovos e peixes”.

Dr. Tulio Pereira Cardoso é doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 38605

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
calcio
insonia
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quando os suplementos de cálcio são necessários na dieta?"

Ma. Vera Lúcia

Tenho dúvidas e ao mesmo tempo, gostaria de fazer uso de Cálcio(reposição) Porém fiquei sabendo pelo cardiologista que se uma pessoa faz essa reposição contínua, tem muita possibilidade de calcificar as artérias?é isso que gostaria de saber e ter a certeza até que ponto é verdade ou não???

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/calcio-como-atua-no-nosso-organismo
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.