Mito ou verdade: A produção de colágeno no organismo diminui com a idade?


  • +A
  • -A

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano e que está presente na composição da pele, das cartilagens articulares e da matriz extracelular de outros tecidos. Algumas pessoas afirmam que a produção do colágeno diminui com a idade, mas será que isso é verdade ou não passa de um mito? Confira!

Queda na produção de colágeno é resultado de vários fatores


De acordo com o ortopedista Sérgio Drumond Nogueira Júnior, não se trata de um mito: “A
síntese do colágeno realmente diminui com a idade, mas depende de fatores genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida, como tabagismo, ingestão de álcool, hábitos alimentares, sedentarismo e estresse”. 

Isso significa que a produção de colágeno sofre uma queda a partir dos 30 anos de idade e diminui ainda mais a partir dos 50. No entanto, os fatores citados aceleram essa diminuição e aumentam a velocidade com que o colágeno se degrada, o que mostra a importância de manter uma vida saudável e ativa. 

Falta de colágeno atrapalha saúde das articulações


O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Naturalmente, a queda na sua produção impacta negativamente a saúde, facilitando, por exemplo, a destruição da cartilagem das articulações e levando a um processo inflamatório dessas estruturas, principais características de uma doença conhecida como
osteoartrite

Evitar o tabagismo e o alcoolismo, manter uma alimentação equilibrada e acompanhada por um nutricionista ou um nutrólogo são medidas importantes para diminuir as consequências da falta de colágeno, mas existem outras. “Em caso de necessidade de reposição, podem ser utilizados os colágenos hidrolisados, classificados como nutracêuticos e considerados seguros”, destaca Dr. Sérgio. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Drumond Junior

Dr. Sérgio Drumond Junior

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 32394 / MG

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mito ou verdade: A produção de colágeno no organismo diminui com a idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.