Preciso me consultar com um nutricionista para tomar remédio para emagrecer? Descubra!


  • +A
  • -A
Imagem do post Preciso me consultar com um nutricionista para tomar remédio para emagrecer? Descubra!

Todos os dias surgem novos medicamentos, cosméticos e dietas milagrosas que prometem o emagrecimento rápido e sem esforço. Muitas vezes, seja por pressão social ou falta de informação, as pessoas adotam essas estratégias sem se consultar com um profissional especializado no assunto. O consumo de medicamentos para emagrecimento sem indicação médica é tema de grande preocupação e atenção dos nutricionistas do país, já que, em muitos casos, o efeito é contrário ao desejado, isso sem falar nos riscos à saúde.

 

Antes de qualquer tratamento, consulte um médico

 

Para a nutricionista Caroline Codonho, todo tipo de tratamento com medicamentos deve ter o acompanhamento de um profissional, mesmo que seja um produto aparentemente inofensivo. “Acredito que o papel do nutricionista seja mostrar as possibilidades de alcançar um emagrecimento através da mudança do estilo de vida, incluindo atividades de lazer ao ar livre, prática de atividade física frequente, alimentação saudável e substituição de produtos industrializados por comida de verdade, devolvendo ao individuo a capacidade de ter prazer através da alimentação”, destaca a profissional.

A médica destaca também que o paciente deve ser avaliado por um quadro mais geral de seu metabolismo e sua saúde, não apenas seu peso corporal. “Quem deseja emagrecer deve, antes de tudo, passar por uma avaliação com um clínico geral a fim de conhecer como está o funcionamento do seu corpo e não apenas ser avaliado por seu peso corporal. A seguir, o nutricionista contribuirá para o estabelecimento de um plano dietético adequado à realidade e às necessidades do paciente”, ressalta Caroline.

Riscos para quem toma medicamento sem orientação médica

Além da ineficácia do processo de tratamento, pois o individuo pode tomar o remédio errado ou em quantidade insuficiente por não saber o diagnóstico correto, o uso de medicamentos—sejam comprimidos, aplicações de pomada, injeções, xaropes, etc – sem a devida recomendação médica também pode prejudicar o funcionamento de órgãos importantes, como rins e o coração. Além disso, o uso indiscriminado pode provocar reações alérgicas, resultando em sintomas como dificuldade de respirar ou inchaço da pele.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista especializada em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP). CRN: 13100445

 

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
dieta
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Preciso me consultar com um nutricionista para tomar remédio para emagrecer? Descubra!"

Jennifer

Preciso muito emagrecer gostaria de saber se tomar remédio é confiável e se Depois não volta tudo de novo ou pior?!

Cuidados Pela Vida

Olá Jennifer, segundo a nutricionista Dra. Cristiane Coronel: “Como uma das principais funções dos anorexígenos é inibir a fome, logo, a substância química envia uma mensagem para o cérebro “dizendo” que o organismo está saciado; o cérebro, então, envia uma mensagem de saciedade para o corpo. Na falta de ingestão de alimentos, o organismo passa a utilizar as energias (calorias) existentes no corpo. Desta forma, se não houver um programa alimentar adequado para o paciente, com determinação de horários e adequação de alimentos, esse paciente simplesmente não vai comer por longos períodos e o emagrecimento inevitavelmente acontecerá. Porém, neste caso, haverá uma disfunção metabólica. Nosso organismo possui uma “memória metabólica” e nela, nesse processo errôneo de emagrecimento, é entendido que o corpo “passou por um período de desnutrição”, e não um emagrecimento saudável, fazendo com que, posteriormente, o próprio organismo encaminhe para um processo de recuperação de peso emergencial, o que caracteriza o “efeito sanfona”.

Luciene soycza

Como gostaria de emagrecer

Cuidados Pela Vida

Oi Luciene, procure um profissional nutricionista para receber as orientações necessárias para o seu caso. Abraços.

Ruviarlete Ferreira

Queria muito Um remédio pra emagrecer pós tenho um sirugia e pra faze tenho que perde peso😢ou tudo perdido!

Cuidados Pela Vida

Oi Ruviarlete, faça uma consulta o nutricionista para que ele possa te auxiliar a alcançar sua meta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.