Qual o papel da vitamina C na síntese de colágeno?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual o papel da vitamina C na síntese de colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo e é muito importante para a formação e manutenção do corpo humano. Sua atuação começa na pele, ajudando a estruturá-la e dando firmeza e elasticidade, chegando ainda a outros tecidos e garantindo a integridade de tendões, músculos, ligamentos e articulações.

Vitamina C atua na produção de colágeno


Mas, para que a produção do colágeno ocorra sem problemas, existe uma substância que não pode faltar. “O ácido ascórbico ou simplesmente vitamina C é essencial para a biossíntese do colágeno. Ela é de fundamental importância para a formação das fibras colágenas, que estão presentes em todos os tecidos do corpo”, afirma a nutricionista Daniella Chein.

Sem uma quantidade adequada de vitamina C, a produção de colágeno fica prejudicada, assim como a firmeza e a união das células dos ossos e músculos, por exemplo. Além disso, esse nutriente ajuda o corpo a se proteger contra vários problemas de saúde: “A ação da vitamina C vai desde o combate a resfriados, gripes e outras viroses até a prevenção do câncer e de outras doenças degenerativas.”

Frutas cítricas são ricas em vitamina C


Para garantir a atuação do colágeno e da vitamina C, é importante manter uma alimentação rica neste nutriente. “Todas as frutas ácidas, como limão, laranja e kiwi, apresentam elevado valor de vitamina C em sua composição. O ideal é o consumo imediato, já que o oxigênio volatiliza a substância em 20 minutos e o faz perder o poder de ação”, explica a profissional.

Quando, por algum motivo, há deficiência de vitamina C no organismo, é possível fazer a suplementação por meio de cápsulas. Mas, segundo Daniella, o organismo consegue absorver apenas 300 gramas por vez. O excesso é transportado até os rins e pode sobrecarregar o órgão. A nutricionista afirma ainda que o ideal é que o consumo do nutriente seja feito por meio de fontes verdadeiramente naturais.

Daniella Chein é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

TAGS
imunidade
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Qual o papel da vitamina C na síntese de colágeno?"

Leticia

Bom dia. Quanto de vitamina C é necessária para a síntese do colágeno? 1 limão é suficiente, por exemplo?

Cuidados Pela Vida

Olá Leticia. É difícil te falar uma quantidade exata de Vitamina C, pois cada organismo se comporta de um jeito diferente. O ideal é que você realize uma consulta com um médico nutricionista para que, através de exames, ele possa recomendar quantidade de Vitamina C ideal para você.

Paloma

Sem o uso de vitamina C o consumo do colágeno hidrolisado é totalmente em vão?

Cuidados Pela Vida

Oi Paloma, sem uma quantidade adequada de vitamina C, a produção de colágeno fica prejudicada.

Ieda

Se consumir o colageno com a vitamina c incluida junto,da resultado?

Cuidados Pela Vida

Olá Ieda, para que a produção do colágeno ocorra sem problemas, existe uma substância que não pode faltar. Como afirma a nutricionista Daniella Chein: “O ácido ascórbico ou simplesmente vitamina C é essencial para a biossíntese do colágeno. Ela é de fundamental importância para a formação das fibras colágenas, que estão presentes em todos os tecidos do corpo”. Realize uma consulta com o nutricionista para que ele possa te orientar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.