Intolerância à lactose: dicas para conseguir sair com os amigos sem os perrengues

  • +A
  • -A

Quando se pensa em intolerância à lactose, logo se questiona sobre os perrengues comuns da condição. Afinal, o problema gera inúmeros desconfortos no dia a dia do indivíduo quando consome leite ou derivados. Como, então, sair com amigos, conseguir curtir e evitar o problema? Conversamos com um especialista para ter algumas dicas. 

Saiba mais sobre a intolerância à lactose

 

Para compreender os efeitos da condição, é preciso, primeiramente, conhecê-la melhor. A intolerância à lactose é, basicamente, causada pela deficiência na produção de lactase. O déficit da enzima pode ser parcial ou total. 

Dentre os sintomas mais comuns, é possível listar diarreia, gases, distensão e dores abdominais. Tudo isso depois do consumo de leite ou derivados, como pizzas, queijos etc. 

Aproveite para entender melhor quando você deve suspeitar do problema

Médico gastroenterologista dá dicas para quem deseja viver uma rotina comum 

 

Normalmente, ao marcar um encontro entre amigos, a comida é uma das protagonistas. Com isso em mente, os lugares mais comuns ou pratos mais solicitados envolvem leite ou derivados em suas receitas. Sendo assim, a pessoa que convive com a intolerância à lactose precisa fazer algo para não se prejudicar durante a diversão?

“O intolerante sempre deve ter na bolsa ou no bolso a enzima lactase para não ter que se preocupar com qual alimento vai consumir”, afirma o Dr. Edir Porto, gastroenterologista. Ele ainda acrescenta: “com a enzima, ele pode consumir qualquer tipo de alimento”.

Esse recurso é uma boa pedida para quem deseja sair despercebido em situações sociais. Afinal, em muitos casos as restrições alimentares se tornam motivos de brincadeiras e desconfortos que vão além do sentido físico, comprometendo a sociabilidade.

Além do uso da enzima lactase, outras recomendações podem ser seguidas para tornar o dia a dia mais facilitado mesmo com intolerância à lactose, como: buscar por restaurantes que possuem pratos com zero lactose, reunir os amigos em sua própria casa e fazer receitas que possam ser consumidas sem problemas, entre outros, por exemplo. 

Uso da lactase contribui para uma rotina mais livre

 

Como citado pelo Dr. Edir Porto, a suplementação da enzima lactase é fundamental para os pacientes diagnosticados com intolerância à lactose para ter uma dieta que tenha leite ou derivados. Porém, é preciso seguir a prescrição do especialista que determinará a quantidade ideal para ser consumida conforme o grau de intolerância à lactose

Conheça os benefícios da suplementação da enzima lactase

Busque o médico ou nutricionista para confirmar o problema e, com todas as recomendações, manter a vida social  com amigos, familiares e colegas sem se submeter aos temidos perrengues. 

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Edir S. Porto Junior

Dr. Edir S. Porto Junior

Gastroenterologia

CRM: 5284183-8 / RJ

TAGS
dia-a-dia
intolerancia-a-lactose
lactase

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Intolerância à lactose: dicas para conseguir sair com os amigos sem os perrengues"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.