Estoque de nutrientes: excesso de vitamina D é armazenado pelo organismo?


  • +A
  • -A

As vitaminas são classificadas de acordo com a substância que as dissolvem. A vitamina D, por exemplo, é lipossolúvel, o que quer dizer que ela é dissolvida em gordura. Essa característica permite que ela seja estocada pelo organismo e ativada pelo fígado e rins.  

Importância da reserva de vitamina D no organismo


Segundo a nutricionista Ana Paula Moura, a reserva de vitamina D é importante para favorecer uma transformação mais rápida do nutriente na sua forma eficaz ao organismo. Manter uma boa ingestão de alimentos ricos em vitamina D e uma exposição correta ao sol podem favorecer este estoque.

“Alimentos para obter a vitamina D: manteiga, leite e derivados, gema do ovo, óleo de fígado de peixe, peixes gordurosos (salmão, bagre, sardinha, atum, cavalinha), cogumelos e cereais”, lista a profissional.

Excesso de vitamina D no organismo


O excesso da vitamina no organismo pode acontecer, porém não é muito comum.
A deficiência é a condição clínica mais encontrada em relação a esta vitamina. “A superdosagem (hipervitaminose D) é mais comum com o uso indiscriminado e não orientado por profissionais habilitados de suplementos desta vitamina”, afirma. Por isso, é fundamental procurar orientação médica sempre que quiser iniciar a suplementação de qualquer nutriente.

Os principais sintomas resultantes deste excesso são: náuseas, vômitos, prisão de ventre, falta de apetite dores nas articulações, muita sede, astenia, ansiedade, aumento de cálcio no sangue e nos rins. “O aumento do cálcio nos tecidos e no sangue pode causar lesões graves e irreversíveis”, completa a especialista.

Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221 – Mais informações: Site oficial / Doctoralia / Facebook

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Estoque de nutrientes: excesso de vitamina D é armazenado pelo organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.