Existem doenças que podem aumentar a quantidade de radicais livres no organismo?


  • +A
  • -A

Os radicais livres são substâncias tóxicas produzidas pelo corpo humano, por meio do metabolismo. Em condições normais, o próprio organismo se encarrega de neutralizá-los. No entanto, a presença de certas doenças pode levar a uma produção excessiva de radicais livres e, com o sistema imunológico debilitado, o combate a essas substâncias fica comprometido.

Artrite reumatoide faz corpo produzir mais radicais livres


Entre essas doenças, podem ser citados problemas autoimunes e infecções agudas. “Esclerose múltipla, fibrose cística, artrite reumatoide, lúpus eritematoso são exemplos de doenças que vão gerar um
aumento de radicais livres, assim como um doente quando está com uma infecção aguda, uma pneumonia ou uma pancreatite aguda”, afirma a nutricionista Sílvia Ferolla, que cita ainda diabetes e obesidade.

Além disso, é importante destacar que não só existem doenças que aumentam a quantidade de radicais livres, como o desequilíbrio entre antioxidantes e radicais livres no organismo também pode levar ao aparecimento de doenças degenerativas, como a catarata, além de facilitar o envelhecimento precoce da pele.

Como manter os radicais livres em quantidades adequadas?


Para proteger o corpo desse aumento da quantidade de radicais livres é importante manter uma alimentação rica em substâncias antioxidantes. “Os alimentos ricos em antioxidantes são as frutas e vegetais com altas contrações de
vitaminas E, A e C, bem como betacaroteno,  minerais antioxidantes, como o selênio e o zinco, e aminoácidos como cisteína e glutationa”, diz a profissional.

Alguns hábitos de vida também podem desequilibrar o número de radicais livres e de substâncias antioxidantes no corpo. Fumar, beber, viver sempre estressado, se alimentar de muitas gorduras saturadas e estar em contato com a poluição ambiental são alguns exemplos.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Sílvia Marinho Ferolla Costa

Sílvia Marinho Ferolla Costa

Nutrição

CRM: 1821 / MG

TAGS
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem doenças que podem aumentar a quantidade de radicais livres no organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.