Por que doenças que prejudicam a absorção de gorduras podem afetar os níveis de vitamina E no organismo?


  • +A
  • -A

Para funcionar adequadamente, o corpo precisa receber quantidades adequadas dos mais diversos nutrientes encontrados na alimentação. No entanto, para que seu consumo gere benefícios à saúde, é necessário que o organismo seja capaz de absorvê-los a aproveitá-los, o que nem sempre acontece. Algumas doenças, por exemplo, atrapalham a absorção de gorduras e provocam o baixo aproveitamento da vitamina E.

Cirrose e pancreatite impedem absorção de vitamina E

Segundo a nutricionista Sílvia Ferolla, a ligação entre os dois problemas é simples: “A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel ou, seja solúvel em gorduras. Logo, a má absorção de gorduras prejudica também a absorção de vitamina E”. Com o passar do tempo, a falta da substância atinge níveis acentuados e o corpo passa a sofrer com os baixos níveis do nutriente e com suas consequências.

“Existem três causas possíveis para a má absorção de gorduras: doenças do intestino delgado, como espru tropical, síndrome do intestino curto e ileíte; doenças do trato biliar ou hepático, como colestase e cirrose; e insuficiência pancreática exócrina, como pancreatite, câncer e fibrose cística”, alerta a profissional. Para evitá-las, é importante manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e peso adequado.

Falta de vitamina E facilita anemias e infecções

Entretanto, algumas dessas doenças, como a fibrose cística, têm causas genéticas e são difíceis de prevenir. Diante de qualquer sintoma, é importante procurar o auxílio de um médico, não só porque essas doenças atrapalham o funcionamento do corpo, mas também porque a falta da vitamina E gera problemas para o organismo. “Quando a ingestão do nutriente é inferior às necessidades de vitamina E do organismo, ocorrem danos em tecidos”, alerta Sílvia.

Além disso, a especialista afirma que a deficiência de vitamina E está associada ao aumento do risco de infecções e de anemia, já que o nutriente é responsável por aumentar a ação das células de defesa. O paciente também pode apresentar fraqueza muscular e problemas na visão e no equilíbrio corporal. Para as gestantes, a falta da substância também é problemática, já que sua ausência inibe o crescimento do bebê na barriga da mãe.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Sílvia Marinho Ferolla Costa

Sílvia Marinho Ferolla Costa

Nutrição

CRM: 1821 / MG

TAGS
alimentacao
nutricao
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que doenças que prejudicam a absorção de gorduras podem afetar os níveis de vitamina E no organismo?"

Sonia Maria Pereira Tojal

Tive câncer de mama, tenho esteatose hepática. Tomo 2 cápsulas de Vita E 400 por dia. É suficiente para repor?O organismo absorve?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sonia, o médico avaliou suas necessidades nutricionais e características alimentares, siga as orientações passadas por ele. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.