Quais doenças podem causar baixa absorção de vitamina E?


  • +A
  • -A

Assim como é o caso de diversos outros nutrientes, a absorção da vitamina E pode ser prejudicada por algumas doenças que se manifestam no organismo. É essencial, portanto, estar atento à ocorrência desses quadros para buscar tratá-los o quanto antes e, assim, evitar todas as suas complicações, incluindo os riscos associados à deficiência dessa vitamina.   

“Dentre as doenças que afetam a absorção da vitamina E, podemos citar a doença celíaca, que dificulta a absorção de muitos nutrientes, vitaminas e oligoelementos (má absorção global); a insuficiência pancreática; acidez intraluminal (ex: síndrome de Zollinger-Ellison), que inibe a lipase e a digestão de gorduras; e a cirrose e a colestase, que reduzem a síntese de sais biliares ou o fornecimento de sais biliares para o duodeno, causando má absorção”, aponta a nutricionista Daniella Chein.

Problemas da baixa absorção de vitamina E


Segundo a especialista, a falta da vitamina E traz riscos à saúde, como a queda do sistema imunológico. O corpo pode ficar ainda menos resistente com a queda nos níveis de glóbulos vermelhos, o que pode provocar anemia. “Nesses casos,
a suplementação ajuda a amenizar grande parte dos sintomas, mas nunca deve ser feita sem orientação profissional”, recomenda Daniella.

Risco de deficiência de vitamina E é considerado baixo


Apesar de haver doenças e quadros que interferem na absorção da vitamina E, a deficiência deste nutriente é considerada rara pelos médicos, então os riscos de um indivíduo sofrer com isso não são tão elevados. Ainda assim
é importante ter atenção ao consumo de alimentos e suplementos ricos nessa vitamina, para aproveitar ao máximo seus benefícios.

Dra. Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
alimentacao
nutricao
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais doenças podem causar baixa absorção de vitamina E?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.