A deficiência de vitamina E pode prejudicar a fertilidade masculina?


  • +A
  • -A
Imagem do post A deficiência de vitamina E pode prejudicar a fertilidade masculina?

Sabe-se que a infertilidade masculina pode ser ocasionada pela baixa qualidade nutricional da alimentação, o que implica não apenas na deficiência da vitamina E, mas também de outros componentes, tais como zinco, ômega 3 e a vitamina C. Essas substâncias possuem papel fundamental na formação das células reprodutoras dos homens, os espermatozoides.

“A falta de vitamina E pode prejudicar não só a fertilidade masculina, mas também outros setores do organismo, como a memória. Logo, a suplementação de vitamina E tende a melhorar a fertilidade masculina e, eventualmente, restaurar o potencial do paciente de ter filhos”, afirma o urologista Bruno Cezarino.

Importância da alimentação balanceada para a fertilidade


A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como amendoim, brócolis, nozes e óleo de girassol. Além da fertilidade, ela beneficia a pele, visto que é um importante agente antioxidante. “É bom salientar que hoje em dia raramente as pessoas têm deficiência de vitamina E, portanto não existe motivo de preocupação”.

Já o zinco pode ser encontrado em alimentos como ovos, abóbora, frutos do mar e cereais integrais, enquanto o ômega 3 se faz presente em peixes, soja e leite. Hábitos de vida saudáveis, como não fumar, beber moderadamente, tomar sol e praticar atividade física, também ajudam a manter as células reprodutoras funcionando bem.  

Dr. Bruno Cezarino é urologista, colaborador do Setor de Uropediatria da Faculdade de Medicina da USP, além de médico do Corpo Clínico e membro do comitê de Vanguarda do Hospital Sírio Libanês. CRM-SP: 139512 – https://brunocezarino.com/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
vitamina-e
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A deficiência de vitamina E pode prejudicar a fertilidade masculina?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.