Quais são os benefícios do consumo de ômega 3 para idosos?

  • +A
  • -A

O ômega 3 é uma substância que exerce grande influência na saúde dos idosos. Seu consumo gera benefícios para quem apresenta problemas de memória, como os pacientes da terceira idade. “O estudo de Castro e Silva, de 2012, diz que o ômega 3 pode resultar em um aumento de 42% na capacidade de recordar as palavras, isto é, na memória de longo prazo”, explica a especialista em Clínica Médica e Nutrição Funcional Sarina Occhipinti.

Ômega 3 melhora saúde cardiovascular em idosos

Além disso, o ômega 3 melhora o perfil lipídico, principalmente no que diz respeito a redução de níveis elevados de triglicerídeos, podendo ser uma suplementação de escolha para pacientes com risco cardiovascular. “Ele é ainda um potente antioxidante e anti-inflamatório, auxiliando na prevenção de inúmeras doenças sistêmicas, bem como um importante nutriente para a saúde dos olhos”, explica a médica.

A administração do ômega 3 em idosos tem efeito positivo no tratamento de doenças degenerativas comuns na velhice, como diabetes e artrites. Alguns estudos também afirmam que a suplementação de ômega 3 leva a uma diminuição dos processos de dor crônica.

Falta de ômega 3 em idosos pode favorecer diabetes e Alzheimer


No entanto, a falta de ômega 3 em idosos é muito comum, seja por causa da baixa ingestão ou por problemas de absorção intestinal típicos da idade avançada. Nestes casos, é importante procurar um médico. “Os baixos níveis de ômega 3 aparecem em diversas pesquisas como fator de risco para depressão,
doenças cardíacas, Alzheimer e processos inflamatórios e degenerativos”, alerta Sarina.

A ajuda de um especialista também é necessária para garantir uma proporção adequada entre os dois principais componentes do ômega 3, os ácidos chamados de DHA e EPA. “Se uma pessoa se alimenta de peixes selvagens de águas profundas, não precisa repor ômega 3. Se não for o caso, uma cápsula de 1000mg desse composto por dia pode ser útil”, recomenda a médica.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Sarina Occhipinti

Dra. Sarina Occhipinti

Clínica Médica

CRM: 27926 / MG

TAGS
cardiovascular
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Quais são os benefícios do consumo de ômega 3 para idosos?"

Flora S. Nicolau

Eu não consumo nenhum tipo de alimento do mar (peixes, camarões ,bacalhau) porque não gosto ,só o cheiro já me provoca náuseas, sendo assim provavelmente eu tenha carência de ômega 3,que outros alimentos podem suprir essa carência?apesar de fazer check up todos os anos ,não sei se tenho essa carência.Qual exame detecta esta carência?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flora, os vegetais de folhas verdes também são fontes interessantes de ômega 3. Brócolis, espinafre, alface e repolho verde são alguns exemplos. Através de exames laboratoriais (perfil completo de ácidos graxos) é possível verificar se há necessidade de suplementação. Converse com o seu médico para que ele te oriente. Abraços.

Lindalva neves

Gostaria de saber qual melhor ômega 3 tenho 60 anos e sou diabetica

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lindalva, conforme informado na matéria a administração do ômega 3 em idosos tem efeito positivo no tratamento de doenças degenerativas comuns na velhice, como diabetes e artrites. Para que seja realizada a indicação correta desse suplemento consulte seu médico pois cada paciente necessita de um tratamento especifico. Até logo.

adirce do rocio albuquerque

Tive problema de hepatite C tomei os medicamentos resultado fui uma das pacientes em que zerei o vírus posso tomar o omega para memória e olhos?7

CUIDADOS PELA VIDA

Oi, Adirce! O Ômega 3 é um importante nutriente para a saúde dos olhos e gera benefícios para quem apresenta problemas de memória. Consulte um médico hepatologista para que avalie a suplementação da substância! Veja mais matérias em: https://cuidadospelavida.com.br/busca/omega%203. Até breve!

eliane santos

Minha mãe tem 50 anos e o prazer da vida dela é a liberdade, sair andando por ai sem depender de ninguém. Durante uma época suas dores na perna eram seu maior pesadelo, além do tratamento que ela fazia com a fisioterapeuta ela estava tomando um polivitaminico que ajudou na absorção de nutrientes. Hoje, graças a Deus não temos mais esses problemas.

Murilo Soares

Eu sabia que existia a gordura boa e a gordura ruim, mas nunca fui muito ligado nisso. Um tempo atras comecei a me sentir mal e consultei um médico especialista, ele me disse que o meu organismo não estava absorvendo os nutrientes necessários e me explicou o quanto isso era maléfico para a minha saúde. A alternativa mais completa que encontrei foi tomar polivitamínicos e isso mudou minha vida.

Juliana Tedesco

Eu moro com a minha avó e me sinto responsável por cuidar da saúde dela. Ela começou a ter indícios de Alzheimer e isso estava me preocupando bastante. O médico disse que o organismo dela não estava absorvendo todos os nutrientes necessários e que era necessário uma dieta mais saudável e polivitamínicos. Hoje ela está melhorzinha e sem perdas de memórias.

Maria Aparecida

Existem alguma contra indicação de suplementação de ômega 3 ou de polivitamínicos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria Aparecida. O consumo de suplementação deve ser feito sob a orientação de um especialista quando verificado que existe essa necessidade em seu caso. A ajuda de um especialista também é necessária para garantir uma proporção adequada entre os dois principais componentes do ômega 3, os ácidos chamados de DHA e EPA. “Se uma pessoa se alimenta de peixes selvagens de águas profundas, não precisa repor ômega 3. Se não for o caso, uma cápsula de 1000mg desse composto por dia pode ser útil”, recomenda a Dra. Sarina Occhipinti. Abraços.

Luciana Telles

minha mãe vivia doentinha, e eu sabia que não o organismo dela já não funciona tanto quanto antes, que ele não absorve todos os nutrientes e isso poderia estar afetando sua saúde.Em uma consulta com um médico especialista ele nos explicou que ela tomar vitaminas era a melhor alternativa.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.