Urologista: saiba a importância dessa especialidade médica na saúde masculina


  • +A
  • -A
Imagem do post Urologista: saiba a importância dessa especialidade médica na saúde masculina

A Urologia é uma área muito importante para a saúde masculina dentro da Medicina. É a especialidade que estuda o trato urinário (tanto dos homens quanto das mulheres) e o aparelho reprodutor masculino, analisando o funcionamento, os possíveis problemas e a interação entre seus diferentes órgãos, como a bexiga, o pênis e os rins.

Consultas com urologista devem acontecer, pelo menos, uma vez por ano


As mulheres costumam ir ao consultório médico com mais frequência, mesmo sem estar com dores ou sintomas de uma doença. Os homens deveriam seguir o exemplo e criar vínculos com o urologista já a partir dos 18 anos de idade. Os cuidados com a saúde são fundamentais para garantir uma boa qualidade de vida.

De acordo com urologista Cassiano Furlan Borgo, os homens devem procurar se consultar com um urologista pelo menos uma vez por ano, mas isso pode mudar. “Com o passar do tempo, essa frequência pode ser aumentada, caso haja a necessidade de acompanhamento específico de alguma doença urológica, como a hiperplasia prostática, que é o aumento de tamanho da próstata”, afirma o médico.

Urologista ajuda a prevenir e tratar disfunção erétil


O acompanhamento de um urologista pode ajudar a prevenir uma série de doenças, mas também a diagnosticá-las e tratá-las precocemente. “Os principais problemas urológicos na população masculina são doenças sexualmente transmissíveis (DST), doenças na próstata, pedra nos rins e câncer urológico”, aponta o Dr. Burgo.
Problemas de fertilidade e disfunção erétil também devem ser lembradas.

Os pacientes com câncer de próstata, por exemplo, se beneficiam bastante desse contato frequente com um urologista. Como forma de prevenção, o profissional pode pedir a realização de exames para identificar a presença de tumores, como o exame de toque retal, o que permite o diagnóstico da doença ainda em estágios iniciais, quando há grandes chances de cura.

Dr. Cassiano Furlan Borgo é urologista e cirurgião geral e atua em São Gabriel da Palha e São Mateus, no Espírito Santo. CRM-ES: 8632  

Foto: Shutterstock

TAGS
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Urologista: saiba a importância dessa especialidade médica na saúde masculina"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.