Quando um clínico geral deve ser procurado para uma consulta?


  • +A
  • -A

Existem tantas especialidades médicas que, às vezes, é difícil para um paciente saber a qual delas recorrer ao sentir uma dor ou desconfiar de alguma doença. Por outro lado, essa especialização é fundamental para dar conta da complexidade do corpo humano. Mas, e o clínico geral? Você sabe o que ele faz e quando procurá-lo?

 

Entenda o que faz um clínico geral

Esse profissional é um médico generalista, que cuida do paciente de maneira integrada, em vez de segmentá-lo como normalmente fazem os médicos especialistas. Ricardo Matias de Carvalho é clínico geral e defende que todas as pessoas com mais de 12 anos devem ter um clínico geral de confiança para se consultar, estando doentes ou não. “É muito importante ter um médico que te acompanhe e te oriente pelo maior tempo possível, construindo seu histórico clínico com o máximo de informações de sua saúde”, afirma o profissional.

Ricardo acredita que fazer consultas com um clínico geral durante pouco tempo é ruim e prejudica a relação com o paciente. “Para mim, a relação deveria ser quase um casamento: Até que a morte os separe”, brinca o médico.

 

Antes de procurar um especialista, recorra a um clínico geral

Carvalho diz que o clínico geral deve ser quase sempre o primeiro médico a ser procurado pelo paciente. “Um bom clínico geral, com uma boa experiência profissional, pode ser capaz de diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde”, explica.

Quando ele não puder indicar o tratamento, ele poderá avaliar a gravidade e indicar o melhor especialista para atender o paciente. Outras situações que, segundo o médico, estão fora de seu alcance são cirurgias de médio ou grande porte. Eles apenas estão habilitados a realizar pequenos procedimentos, como suturas, drenagens e extrações de unha.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Matias de Carvalho

Dr. Ricardo Matias de Carvalho

Clínica Médica

CRM: 3760 / SE

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Quando um clínico geral deve ser procurado para uma consulta?"

Aparecida de Fátima Lopes

Eu sempre recorro primeiro a um clínico para fazer uma avaliação todos os anos ,é ele que me encaminha para outro especialista caso necessário.

Eu realmente tinha dúvida, de quando procurar um clínico geral, sempre procurei direto um especialista.

Depois desse esclarecimentos, optarei em recorrer a um clínico geral antes.O difícil é achar aquele clínico com mais experiência.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, conforme informado na matéria um bom clínico geral, com uma boa experiência profissional, pode ser capaz de diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde. Continue por aqui para acompanhar mais matérias como essa com dicas e informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Lourdes

Consulto geriatra, já que tenho 75 anos. Acho que a geriatra, faz o que o clínico geral faz, isso para idosos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lourdes, de acordo com a matéria o clínico geral deve ser quase sempre o primeiro médico a ser procurado pelo paciente. Quando ele não puder indicar o tratamento, ele poderá avaliar a gravidade e indicar o melhor especialista para atender o paciente. Abraços.

Nilde

Nem sempre conseguimos marcar com um clínico geral,

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nilde, você pode tentar o agendamento pelo SUS, no Posto de Saúde mais próximo à sua residência. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.