Pós-operatório: Quais os principais cuidados gerais que pacientes devem tomar?


  • +A
  • -A

No pós-operatório é necessário que os pacientes tenham um atendimento muito cauteloso e atento para evitar complicações decorrentes do procedimento cirúrgico. Cada tipo de cirurgia tem particularidades, então o ideal é seguir as recomendações do seu médico. Todavia, existem cuidados gerais que se aplicam a todos os casos.

“No pós-operatório, em geral, deve-se cessar o tabagismo, controlar possíveis doenças de base, tais como hipertensão arterial e diabetes, para que não haja prejuízo no processo de cicatrização. Além disso, não se deve tomar nenhuma medicação ou realizar atividades que não tenham sido orientadas pelo médico responsável”, orienta o ortopedista Guilherme Falótico.

Relação entre médico e paciente deve ser transparente para que uma boa recuperação


Somente o profissional que estiver acompanhando o paciente poderá determinar devidamente possíveis restrições de atividades, uso de medicações e terapias necessárias para a melhor recuperação. Por isso mesmo é fundamental que a relação entre ambos seja boa, com uma comunicação transparente e direta.

“A confiança é fundamental na relação médico-paciente. Portanto, o médico deve transmitir todas as informações de forma segura e completa, garantindo o total entendimento por parte do paciente e/ou acompanhante. Assim, a adesão do paciente às orientações pós-operatórias é maior”.

Importância da atuação do enfermeiro no pós-operatório


A presença do enfermeiro nesse momento de recuperação é vital para o monitoramento do paciente, pois garante, por exemplo, que ele faça as refeições da forma correta, verificando sua temperatura, pressão arterial ou se há alguma reação adversa decorrente da cirurgia. Dessa forma o paciente consegue ficar em segurança até a retirada dos pontos.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Guilherme Falótico

Dr. Guilherme Falótico

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 128925 / SP

TAGS
cigarro
diabetes
ossos
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Pós-operatório: Quais os principais cuidados gerais que pacientes devem tomar?"

Ana Paula

Meu marido operou de ulcera perfurada..na barriga no lugar dos ponto ta alto parece uma hernia..vc sabe oq seria.?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana Paula, para diagnosticar hérnias é necessário um exame físico, um ultrassom ou até tomografia dependendo da situação. Caso seu marido possua dor, peça para ele procurar imediatamente o acompanhamento pós cirúrgico com o especialista. Desejamos melhoras.

Junior

Fiz uma cirurgia no punho a mais de um mês e está muito enchado o local empedindo da minha pessoa movimentar o purso oque eu fasso água fria ou água morna

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Junior. Cada tipo de cirurgia tem suas particularidades, então o ideal é seguir as recomendações do seu médico. Até a próxima.

Edivaldo

Boa noite gostaria de tirar uma dúvida fiz uma artroplastia total de quadril direito e no local da incisão sinto ela queimando e inchando mas tudo isso por dentro da pele o inchaço não é externo é interno faz 33 dias que fiz a cirurgia obrigado aguardo resposta.

vanessa

Fiz uma cirurgia meu intestino necrosou tive que tirar 40 centímetros de tripa corte de 2 palmos e está inchada e quanto tempo pôs a cirurgia para voltar o normal desinchar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vanessa. Cada cirurgia possui suas particularidades então para uma orientação completa é necessário que você converse com seu médico. Continue por aqui para mais informações e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.