Sabia que a dosagem e o período do consumo de um remédio são fundamentais?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sabia que a dosagem e o período do consumo de um remédio são fundamentais?

Um dos pontos fundamentais na terapia de problemas de saúde é a adesão ao tratamento, ou seja, quando o paciente toma o medicamento exatamente como orientado pelo seu médico, na quantidade e nos intervalos prescritos. Pode parecer simples, mas ainda é muito comum ver pessoas negligenciando o tratamento,algumas vezes pelo simples de fato de já ter percebido uma melhora no quadro de sintomas e, por isso, não concluindo todo o ciclo prescrito da medicação. Entenda por que é importante obedecer essas recomendações e não corra os riscos associados ao mau uso dos medicamentos.

As medicações respeitam as individualidades de cada paciente

Uma consulta médica exige um tratamento individualizado. Para a médica Dra. Danielle Costa Aquino, não há como generalizar cada caso que chega ao consultório. Existem diversas técnicas que o profissional pode utilizar para decifrar sintomas do paciente, mesmo que ele não consiga descrevê-los com clareza. “Quando prescrevemos qualquer medicação, levamos em conta várias pontos da história clínica de cada um, como idade, peso, alergia a medicações, além de vários outros fatores”, explica. Assim, o modo de uso e os remédios indicados são pensados individualmente, respeitando as características de cada paciente.

Seguir as recomendações é importante

Não aderir ao tratamento significa que o paciente toma o remédio na hora errada, seja encurtando ou estendendo o tempo de espera entre as doses, toma doses incorretas ou até para a medicação quando percebe uma melhora dos sintomas. Seguir as recomendações de seu médico aumenta significativamente as chances do tratamento ter sucesso e reduz ou até mesmo elimina possíveis complicações. “A não observância da dosagem correta, bem como o não seguimento do período determinado pelo médico, podem acarretar em sérias consequências à saúde do paciente, como a piora de sua enfermidade”, destaca a médica, reforçando também que o tempo de uso das medicações depende de cada doença e de sua gravidade.

Quando a medicação não funciona?

 

Danielle ressalta que se o tratamento não trouxer uma melhora do quadro ou despertar novos sintomas, como uma reação inesperada ou até mesmo uma piora, o paciente deve retornar imediatamente para uma nova consulta. “A relação médico-paciente deve ser estimulada a cada instante na consulta, o paciente deve se sentir à vontade para tirar as suas dúvidas”, reforça. Um relacionamento baseado na confiança e na transparência só traz benefícios à qualidade do tratamento do paciente.

Dra. Danielle Costa Aquino é clinica médica e dermatologista. CRM – DF: 15825

TAGS
farmaceutico
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sabia que a dosagem e o período do consumo de um remédio são fundamentais?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.