search
    Título

    Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?

    Uncategorized

    Por

    A dor nas juntas, nome popular dado à dor nas articulações das mãos, joelhos, coluna, punhos e dedos, deve ser tratada por um ortopedista ou reumatologista, principais especialistas que lidam tanto com a parte articular quanto óssea. No entanto, dependendo das causas e dos outros sintomas que aparecem junto a essa dor, um profissional pode acabar sendo mais indicado que o outro, já que entre eles existem algumas diferenças, destacadas pelo ortopedista Tulio Pereira Cardoso. 

    Reumatologista e os processos inflamatórios e degenerativos

     

    “O ortopedista trata das afecções do aparelho locomotor de diversas etiologias (congênitas, degenerativas, infecciosas, tumorais). O reumatologista também trata das afecções do aparelho locomotor, mas com maior atenção nos processos inflamatórios e degenerativos. Portanto, os dois profissionais podem ser consultados frente à dor nas juntas”, explica o ortopedista Túlio Cardoso.

    Ou seja, se a dor vier acompanhada de inflamação e degeneração nas articulações, a escolha pelo reumatologista será a mais adequada. A artrite reumatoide é um bom exemplo de associação de dor e inflamação. A osteoartrite, ou artrose, por outro lado, provoca degeneração da cartilagem de uma articulação, sendo a causa mais comum de dor articular, como a dor no joelho, em adultos com mais de 45 anos de idade.

    Ortopedista pode complementar tratamento

     

    Outro ponto de separação entre ortopedistas e reumatologistas é a possibilidade de realizar cirurgias. Apesar de ambos tratarem as doenças do aparelho locomotor de forma conservadora, com uso de medicação e orientação fisioterápica, apenas o ortopedista pode realizar procedimentos cirúrgicos.

    No fim das contas, as funções dos dois profissionais são complementares. “Se um paciente esgotar seu tratamento conservador com o reumatologista, é o momento do ortopedista intervir realizando, por exemplo, uma substituição articular (implante de prótese). Geralmente isso ocorre nos pacientes em fase mais avançada, com deformidades e limitações funcionais”, completa Cardoso.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes