Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?

A dor nas juntas, nome popular dado à dor nas articulações, deve ser tratada por um ortopedista ou reumatologista, principais especialistas que lidam tanto com a parte articular quanto óssea. No entanto, dependendo das causas e dos outros sintomas que aparecem junto a essa dor, um profissional pode acabar sendo mais indicado que o outro, já que entre eles existem algumas diferenças.

 

Reumatologista e os processos inflamatórios e degenerativos

 


“O ortopedista trata das afecções do aparelho locomotor de diversas etiologias (congênitas,  degenerativas, infecciosas, tumorais). O reumatologista também trata das afecções do aparelho locomotor, mas com maior atenção nos processos inflamatórios e degenerativos. Portanto, os dois profissionais podem ser consultados frente à dor nas juntas”, explica o ortopedista Túlio Cardoso.

Ou seja, se a dor vier acompanhada de inflamação e degeneração nas articulações, a escolha pelo reumatologista será a mais adequada. A artrite reumatóide é um bom exemplo de associação de dor e inflamação. A osteoartrite, ou artrose, por outro lado, provoca degeneração da cartilagem de uma articulação, sendo a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos de idade.

 

Especialidades complementares

 

Outro ponto de separação entre ortopedistas e reumatologistas é a possibilidade de realizar cirurgias. Apesar de ambos tratarem as doenças do aparelho locomotor de forma conservadora, com uso de medicação e orientação fisioterápica, apenas o ortopedista pode realizar procedimentos cirúrgicos.

No fim das contas, as funções dos dois profissionais são complementares. “Se um paciente esgotar seu tratamento conservador com o reumatologista, é o momento do ortopedista intervir realizando, por exemplo, uma substituição articular (implante de prótese). Geralmente isso ocorre nos pacientes em fase mais avançada, com deformidades e limitações funcionais”, completa Cardoso.

 

Dr. Tulio Pereira Cardoso é doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 38605

Foto: Shutterstock

TAGS
medico
paciente
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

76 comentários para "Dor nas juntas: Hora de procurar um ortopedista ou um reumatologista?"

Arthur

Ola tenlho uma dor nas articulação atrás do joelho e me sinto muito mal quando está dor vem tem horas que me bate uma vontade de sair gritando de dor qual médico devo procurar

Cuidados Pela Vida

Oi Arthur, você pode realizar uma consulta com o clínico geral, onde após a avaliação dos sintomas poderá indicar o profissional adequado. Abraços.

Flaviane

Estou sentindo dores nas juntas das mao qual e o medico que devo ir .

Cuidados Pela Vida

Oi Flaviane, você pode realizar uma consulta com o médico reumatologista, caso o motivo das dores não seja de sua especialidade ele a encaminhará para o profissional adequado. Abraços.

Aurenizia Morais

Sinto uma dor q parece caminhar pelo corpo rsrs antes era em um dos joelhos agira ta no ombre q parece ta descendo pelas costas além de fores em um dos pulsos q as vezes até dificulta pegal algo com um certo peso, tudo issi apenas no lado direito di corpo. Agradeço a atenção

Cuidados Pela Vida

Oi Aurenizia,você pode realizar uma consulta com o clínico geral, onde após a avaliação dos sintomas poderá indicar o profissional adequado. Abraços.

Sandra

Estou sentindo queimação nas pernas, dores no joelho e pernas, qual médico devo procurar?

Cuidados Pela Vida

Oi Sandra, você pode realizar uma consulta com o médico angiologista. Abraços.

Mirian

Então..meu pai machucou o pé em um calçado por vários dias..o pé começou a inchar até que ficou inflamado ao ponto de não conseguir andar..ele foi no ortopedista e ele aplicou tipo uma agulha grande pra poder drenar o pé por duas vezes mais não adiantou..ele deve procurar um reumatologista?

Cuidados Pela Vida

Oi Mirian, leve seu pai novamente em consulta com o ortopedista que o atendeu anteriormente, ele poderá avaliá-lo e prescrever o tratamento adequado ou, se necessário, fará o encaminhamento para o médico especialista mais indicado. Melhoras para o seu pai.

Filipe

Olá! Então.. sinto dores nos joelhos constantemente. Tento alterar entre dobrá-los e deixá-los esticados mas não surte muito efeito. A intensidade varia. Às vezes sinto as pernas fracas e elas tremem. Qual médico devo procurar?

Cleber

Olá…. Tenho 40 anos venho a alguns dias sentindo uma dor nas pernas em em especial nos joelhos, que está me atrapalhando no dia dia e a noite também…..quando tinha 14 anos sofria com reumatismo no sangue que na época me tratei e nunca mais senti nada…. Quem eu devo procurar pra me tratar?

Rosane

Boa noite,tenho 35 anos e dos dias pra cá estou sentindo muitas dores nas articulações das mãos, joelhos e .as.juntas dos dedos que muitos já estão inchados tem hora que não.consiguo colocar minha própria roupas.Devo procurar qual especialista?Obrigada e ótima noite.

Cuidados Pela Vida

Oi Filipe, você pode realizar uma consulta com o médico reumatologista, caso o motivo das dores não seja de sua especialidade ele a encaminhará para o profissional adequado. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Cleber, você pode realizar uma consulta com o médico reumatologista. Melhoras.

andrea zimmer amorim

Tenho 44 anos, a uns 2 meses, estou sentindo muitas dores nos cotovelos, quadril e tornozelos. É uma dor insuportável, qual médico devo procurar? Fico no aguardo de um retorno. Desde já obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Rosane, você pode realizar uma consulta com o médico reumatologista, caso o motivo das dores não seja de sua especialidade ele a encaminhará para o profissional adequado. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Andrea, realize uma consulta com o ortopedista. Melhoras.

Clarice

Bom dia, tenho sentido dores nas articulações das pernas das mãos e qdo levanto sinto meu corpo rígido. Alguns meses começou com dor no ciático em seguida nas articulações. Qual médico procuro?

Alzinete alves da silva

Boa tarde! Meu nome é Alzinete e tenho 21 anos e desde de Criança que sinto uma enorme dor nas juntas do corpo,ate parece brincadeira,mais é em todas as juntas(começando na juntas dos dedos e se espalha pelo resto do corpo).E a mais ou menos uma semana,sinto minhas pernas fracas,sem força nem para ficar em pé. Gostaria de saber qual o especialista devo procurar?

Cuidados Pela Vida

Oi Clarice, realize uma consulta com o reumatologista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Alzinete, realize uma consulta com o reumatologista. Abraços.

reginaldo

ola de uns meses para estou sentindo muita dos nas articulações do cotovelos e agora nos joelhos e as vezes fica estralando . doi muito qual medico especialista devo procura . agradeço se poder me ajudar

Tatiane

Boa noite. Estou com e formigamento nos braços e pernas e dores na perna como se fosse uma queimação. Passei no vascular fiz exame e não deu nada para varizes. Em que médico devo ir?

Cuidados Pela Vida

Oi Reginaldo, realize uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Tatiane, você pode realizar uma consulta com o reumatologista. Abraços.

Clária

Boa noite, minha mãe tem 65 anos a um bom tempo ela reclama de sentir dor nos joelhos, mas nesse ultimo ano parece que ficou pior os joelhos incham e ela tem muita dificuldade para passar o dia principalmente se faz algo. Fizemos raio x mas nada apareceu é possível que seja uma doença reumática?

Cuidados Pela Vida

Oi Clária, marque para ela uma consulta com o reumatologista para esclarecer essa dúvida. Melhoras para sua mãe.
Abraços.

Mateus

Esses dias estava com dores no joelho esquerdo. Não podia abaixar por segundos, que aí leva tar doía. Agora estou com dor no cotovelo e nos pulsos. Quem procurar? O que fazer?

joesia diniz

Boa tarde, à um mês estou sentindo fortes dores na mão direita principalmente pela parte da noite, hoje começou a dor tbm nós pés, qual especialista devo procurar? ?

Fatima

Bom dia,Dr meu irmão teve paralisia infantil,sempre teve problemas de culana,mesmo assim ele conseguia trabalhar mesmo com muita dificuldade,mais ah dois anos atrás,teve a chicugunha,dai ele veio perdendo os movimentos até ele ficar totalmente de cadeira de rodas,vc acha que esse problema pode ser revertido?me ajude doutor a durar essa duvida

Sandra

Bom dia, minha mãe tem 61 anos, e a quase um ano ela esta sentindo uma dor nas juntas dos dedos e da mão ( principalmente à esquerda), essa dor estende até o cotovelo, parecendo arder por dentro. Ai quando ela aperta o local a do ameniza.Qual especialista devo procurar?

Ivanete Macedo

Ola,meu nome é ivanete,tenho 23 anos desde os cinco anos sofro com dores nas articulações.Aos 16 anos,fui diagnoticada com artitre reumatóide soro negativo.E agora alguns meses,voltei a sentir praticamente as mesmas dores,e novamente fui diagnoticada com artitre reumatóide soro negativo.Mas sinto uma dor insuportavel no quadril esquerdo o médico suspeita de uma artrose de repetição.Qual médico devo procurar?

Robson

oi, tudo bemtenho dores nos punhos e do joelhos pra baixo.ao estar muito comprometidos na região da cintura.muito desanimo e cansaço.ja fiz vários exames onde segundo os médicos, não dá nadafator reumatoide látex foram 3, e nada.ácido úricodiabétescolesterolnadatenho 38 anos, a pelo menos 1 estou nessa situação e cada vez pior.não sei mais o k fazerjá fui em varios clinico, reumatologista, ortopedistaestou a beira de perder meu emprego e não consigo ajuda.por favor se tiver mais alguma coisa ue eu possa fazer me falem por favor obrigado.agora tem vindo com muita dor nas costas, calcanhares, sono k não passaestou bem desanimando.obrigado e aguardo ajuda de alguém.

lucia

Olá meu nome é lucia tenho 43 anos estou sentindo muitas dores nos joelhos cotovelos e tornozelos qual médico devo procurar

Ana Cristinade Souza leite

Boa noite mim chamo Ana a pós minha menstruação sinto muitas dores nas juntase as dores são muito forte e vem junto com nervoso que se terna emsuportavio qual tipo de médicoque eu posso precisa ?

Cristiane alicea

Olá Há dois anos as vezes meu calcanhar doi e eu ñ consigo colocar meus pés nós chão e uma sensação que ele quer estalar mas se eu mecher a dor piora. E agora 3 dias ando com dores nas juntas os joelhos e o pior ñ consigo nem agachar a palma da mão tá sensível e incomoda pentear o cabelo e até segurar um copo. Fui no clinico ele só passou remédio pra dor .o correto ñ seria ele me encaminhar para um especialista tipo um ortopedista. Obrigada pela atenção e espero que tire minhas dúvidas por que a dor e insuportável. Fica na paz

Luciana dos Santos Antônio

Olá tenho dor nas juntas das mãos dos braços e pernas as vezes me da fraqueza nas pernas também é assim vezes o joelho direito doi também quando faço esforço emagrecimento as vezes engordo as vestes emagreço rápido o que fazer

Cuidados Pela Vida

Olá Mateus, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e realizar um diagnóstico.Tanto o Ortopedista quanto o Reumatologista são responsáveis por tratar as doenças do aparelho locomotor, deve-se avaliar se a dor está acompanhada de processos inflamatórios. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Joesia,você pode realizar uma consulta com o clínico geral, para que ele possa te indicar para o profissional adequado, pois é interessante avaliar se a dor está acompanhada de inflamação. Abraços.

Silene

Bom dia ! Depois q tive chicungunha tenho sentido muitas dores nas articulações das mãos pés e coluna q médico devo procurar?

Cilene

Bom dia!Dr tive chicungunha e depois disso sinto muitas dores nas articulações das mãos pés e coluna ,q médico devo procurar? Obg

Liliam

Olá tenho condromalacia patelar bilateral grau 4, fiz artroscopia nos dois joelhos. E ainda sinto dores que médico devo procurar.

Regiane

Sinto dores em todas as articulações ah dez anos já passei com ortopedista fiz rx e não foi encontrado o motivo das dores!

Sandra

Bom dia!! Meu marido tem 32 anos e a quase 1 anos ele sente muitas dores nas mãos, nas juntas resumindo no corpo todo isso tudo começou quando ele teve chicugunha. Qual um especialista ideal pra ele ser examinado.

Rita Schulz

Dr.à mais de um ano estou sentindo uma dor estranha entre a virilha e ao dobrar a perna direita até mesmo abaixar essa dor está aumentando. Eu já fui ao proctologista fiz colonoscopia, ultrassons abdome total e transvaginal. Pro favor me ajude. É bem na dobra da virilha e começo da perna onde liga junto com virilha. Obrigada desde já.

Silvana Soares Pigatti

Sinto muitas dores nos cotovelos; joelhos; cravicola; dores lombares…

Kelmany Marques

Boa tarde, sinto dores no ombro, cotovelo e punho, é uma dor intensa que varia de acordo com o esforço, também sinto formigamentos e perca de força, sinto dores constantes.

Paulo

Dói tornozelo, atrás do joelho, cotovelos e os tendões e e Formiga os dedos da mão

Alexandre

Treino 43 anos, treino jiu jitsu ha 12 anos. Ha dias estou sentindo dores nas articulações dos braços e ombros.Nunca havia sentido este desconforto e o que posso tomar ou procurar para melhorar?

Maria

Há 1 ano sinto dor no quadril. Não consigo dormir de lado de tanto que dói. Atualmente além do quadril dói o ombro. Devo procurar que médico ?

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo, realize uma consulta com o reumatologista para que ele possa te auxiliar. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Alexandre, análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, marque uma consulta com o ortopedista. Melhoras.

Ilza Martins de Melo carvalho

Olá, boa noite! Tenho 40, há um tempo venho sentindo dores nos joelho, só dói mas ao me sentar e levantar, mas de uns dias pra cá venho sentindo em todas as articulações,,, obs : só dói mais qd estou em “descanso” e quando estou dormindo é muito ruim para mudar de posição. Dói muito… Estou muito preocupada. Me ajude por favor.

Cuidados Pela Vida

Oi Ilza, realize uma consulta com o médico reumatologista para que ele possa te auxiliar com o tratamento adequado. Melhoras.

Janmilly

Boa tarde!Ultimamente tenho sentido muita dor nas mãos e nos pés. É tipo como se fosse nos ossos dos dedos. Antes eu sentia muita dor no calcanhar mas agora é no pé e na mão. O que seria? Eu preciso procurar qual especialista?

Cuidados Pela Vida

Oi Janmilly, marque uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Anonimo

Olá doutor tenho 40 anos e comecei a sentir algumas dores na articulações do braço e nas costas, mas com massagem passavam as dores agora já não passam tão fácil. Faz pouco tempo que comecei a fazer caminhada só que não consegui mais por causa dos joelhos e dos pé. Só que esta semana comecei a sentir dor nos joelhos, nos tornozelos e nos calcanhares e estão inchados. agora estou na dúvida em que medico procuro ortopedista ou reumatologista?

Cuidados Pela Vida

Olá, realize uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Odete

Olá, gostaria de saber qual especialidade médica devo consultar, começou a doer muito minhas articulações, principalmente dos joelhos, mãos e dos pés. Obrigada!

Vanessa

Ola ..tenho tendinite cronica no braco e ja pega o pescoco tbem…agora estou tendo fores nas articulacoes joelhos e tornozelos …nos bracos tbem…pode por causa da tendinite

Ivonete

Oi tenho muita dor em todas as minhas juntas e tenho artrose nos 2 joelhos e acho que ela passou pro quadril porque tbm sinto muita dor qual médico procuro

Cuidados Pela Vida

Oi Odete, realize uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Vanessa, tendinite é uma inflamação que afeta os tendões, estruturas espessas e fibrosas que funcionam como cordas ligando músculos e ossos. Eles são responsáveis ainda pela movimentação das articulações do corpo humano. O problema pode surgir em qualquer região do corpo (pés, mãos, ombros, punhos, joelhos, cotovelos e tornozelos). Não deixe consulta o médico e relatar os novos sintomas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Ivonete, marque uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Sandra Maria

Olá, sou portadora de poliomielite na perna esquerda, mas consigo me locomover sem aparelhos, sem muletas, etc… De um tempo p cá venho sentindo com frequência dores muito intensas na minha perna boa, doendo com muita frequência o pé, e a virilha, um ortopedista disse haver uma leve inflamação, devo buscar um reumatologista para fazer um tratamento?

Cuidados Pela Vida

Oi Sandra, marque uma avaliação com o reumatologista. Abraços.

Ingrid

Minha mãe sente muitas dores nas pernas, chega de noite e ela morre de dor, dorme chutando de 2 em 2 minutos e diz ser por conta dessa dor mas já foi em alguns médicos que falaram ser a safena mas que não é para toda essa dor que ela sente. Qual médico será que pode ajudar ela?Sua qualidade de vida é péssima poe conta de dores e não conseguir dormir direito. Obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Ingrid, leve-a para uma consulta com o clínico geral, ele poderá avaliar as dores e encaminhá-la ao especialista adequado. Melhoras para sua mãe.

luis Galdino vieira

Meu nome Luiz um mês para cá começou u dor no ombro agora passou para o joelho mão pulso quadril e ataca mas anoite a dor e insuportável

Isabel Cristina

Oi!cai da moto tá com 9 dias e machucou o braço direito doi muito e não conseguia movimentar,nao houve fratura,fui medicada até que tava bem melhor já tava movimentando só que machucou e a dor voltou e novamente ñ tô conseguindo movimentar o braço foi na parte do braço Proxima do ombro,gostaria de saber qual médico devo procurar o ortopedista ou reumatologia?

Cuidados Pela Vida

Oi Luis, marque uma consulta com o reumatologista. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Isabel, marque uma consulta com o ortopedista. Melhoras.

Jacqueline

Tenho tosse a meses isso tá me causando dores em vários pontos das costas dores fortes causando estalos as vezes pode ser os nervos.que médico devo procurar

Cuidados Pela Vida

Oi Jacqueline, marque uma consulta com pneumologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.