Coronavírus: Aprenda a fazer sua própria máscara caseira

  • +A
  • -A

As máscaras de proteção, juntamente com o álcool em gel e as luvas, são uma das principais maneiras de se proteger do novo coronavírus. No entanto, desde que o vírus se disseminou em escala global, as máscaras têm desaparecido das prateleiras e se tornaram escassas até mesmo para os profissionais da saúde. A fim de ajudar a população a se proteger da COVID-19, sem atrapalhar quem precisa desse equipamento de proteção, o Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que você possa fazer a sua própria máscara caseira. Aprenda!

Escolha um tecido grosso

 

A máscara caseira deve funcionar como uma barreira física para o vírus. Portanto, o ideal é usar um tecido grosso, com duas camadas. O Ministério da Saúde indica alguns materiais de fácil acesso, como tecidos de algodão, como cortinas, camisas e calças velhas, além do tricoline e do TNT. Mas, antes de começar, certifique-se de que o tecido está devidamente higienizado com água e sabão ou água sanitária. 

 

Corte o tecido de forma que cubra a boca e o nariz

 

É importante que a máscara de pano tenha as medidas corretas de quem vai usar. Por isso, o tecido deve ser cortado de forma que fique bem ajustado ao rosto, garantindo que a boca e o nariz do usuário fiquem totalmente cobertos, sem deixar nenhum espaço nas laterais. Vale lembrar que cada integrante da casa deve ter sua própria máscara. Ou seja, ela não pode ser compartilhada. 

Recomendações na hora de usar a sua máscara caseira

 

Sempre vista a sua máscara antes de sair de casa. Devem ser usados elásticos ou tiras para amarrá-las acima das orelhas e abaixo da nuca. A recomendação do Ministério da Saúde é trocá-las a cada duas horas. Por isso, ao sair de casa, leva ao menos uma outra máscara para trocar, caso haja necessidade.

Lave as máscaras com água sanitária ou sabão

 

As máscaras caseiras sujas devem ser guardadas em um sacola específica, que não seja usada para carregar objetos ou outros itens. Ao chegar em casa, lave as máscaras de pano usadas com água sanitária ou sabão, deixando de molho por cerca de 10 minutos, e espere secar até usar novamente, já que o equipamento não deve ser usado úmido.

Quando pensar em COVID-19?

 

A COVID-19 é uma doença causada por um tipo de coronavírus conhecido como SARS-CoV-2, que apresenta principalmente sintomas respiratórios muitas vezes semelhantes a quadros gripais.

Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, sendo que alguns pacientes podem apresentar ainda dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Em alguns casos também pode causar tosse com catarro. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

O sintoma que merece maior atenção e que deve ser levado em consideração para que os pacientes procurem imediatamente um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar.

Se você tiver dúvidas sobre os sintomas e diferenças entre a Gripe, Resfriado e Coronavírus, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/comparacao-entre-os-sintomas-resfriado-comum-gripe-e-covid-19

 

Referências:

  1. Wei-jie Guan et al. Comorbidity and its impact on 1,590 patients with COVID-19 in China: A Nationwide Analysis. MedRxiv 2020.
  2. Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3 acessado em 13/04/2020.
  3. Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/noticias/agenciasaude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-naprevencao-contra-o-coronavirus acessado em 24/04/2020.
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Geriatria

CRM: 34107 / SP

TAGS
coronavirus

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Coronavírus: Aprenda a fazer sua própria máscara caseira"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.