search
    Título

    Como o médico pode ajudar o paciente na prevenção de doenças?

    Uncategorized

    Por

    A identificação dos diversos problemas de saúde e de suas curas foi e ainda é objeto de muitos estudos. Mas, há um destaque cada vez maior para a importância da prevenção de doenças no dia a dia, já que ela possui papel fundamental na manutenção da qualidade de vida. Nesse aspecto, os pacientes podem contar com a ajuda dos médicos para descobrir como evitar enfermidades e suas complicações.

    É importante analisar o paciente além de suas queixas

     

    De acordo com o coloproctologista Paulo Rocha França Neto, o profissional deve avaliar um paciente como um sistema e não somente investigar as queixas apresentadas durante a consulta. “Os hábitos de vida devem ser cuidadosamente avaliados. Saber se o paciente tem alimentação saudável, se pratica atividade física e se bebe ou fuma são de suma importância na avaliação da saúde”, explica o especialista.

    Além disso, o histórico familiar de câncer e de doenças do coração auxilia na identificação de possíveis problemas e na realização da prevenção, já que muitas doenças podem ser hereditárias. O médico ressalta ainda a importância de saber em que região do país e em que condições de higiene o paciente vive. Isso ajuda no diagnóstico e na prevenção de verminoses, malária e Doença de Chagas, por exemplo.  

    Alimentação ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares

     

    Também cabe ao médico o papel de orientar o paciente sobre os riscos de hábitos inadequados e a necessidade da prevenção, fatores desconhecidos por muitos. “Hábitos simples, como uma alimentação rica em verduras e frutas e com pouca gordura e atividade física regular, ajudam, por exemplo, no funcionamento intestinal, na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer”, destaca Paulo.

    O profissional afirma que cada paciente recebe as dicas e medidas de uma maneira: “Se o indivíduo está bem orientado e tem uma boa relação com o médico, geralmente ele seguirá a prevenção proposta.” O especialista acredita que a prevenção é a principal arma disponível para a promoção da saúde e que sempre orienta seus pacientes em relação a essas medidas.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes