Por que é tão difícil conseguir todas as doses recomendadas de vitaminas e minerais apenas pela alimentação na infância?

  • +A
  • -A

O consumo de vitaminas e minerais é essencial durante a infância pois permite que os pequenos cresçam e se desenvolvam plenamente. Contudo, nem toda criança consegue se adaptar facilmente aos alimentos necessários para conseguir esses nutrientes. As texturas e os sabores de frutas, legumes e verduras muitas vezes causam estranheza ao paladar infantil, o que gera dificuldade para os pais.

“Em parte, a dificuldade pode acontecer pelos equívocos no processo de introdução alimentar e também pelo volume aceito pelas crianças. Se a criança não teve uma introdução alimentar correta, pode, por exemplo, se recusar a comer ou ter aversão a diversos alimentos, o que dificulta ainda mais”, explica a nutricionista Carla Cotta.

 

Pais devem estimular alimentação variada dos filhos desde cedo

 


Deve ser considerado ainda o fator psicológico, já que a alimentação também pode ser emocional. “Por vezes a criança come por um estímulo afetivo ou recusa alimentos por outros sentimentos somados”. É muito importante, portanto, que na primeira fase da infância, principalmente,
a criança seja estimulada a variar a alimentação, para se familiarizar com todos os tipos de alimento desde cedo.

“Muitas dificuldades acontecem pois as crianças não recebem estímulos para consumos de alimentos que favorecem o suprimento de vitaminas e minerais e com isso acabam não tendo a dieta variada. Incluir todos os grupos alimentares e com variações frequentes, estimulando o paladar e o treino do paladar, é determinante para que a oferta de vitaminas e minerais seja garantida”, explica a nutricionista.

 

Suplementação pode ser necessária em alguns casos

 


A falta de contato com certos nutrientes é outro ponto que deve ser levado em conta em relação à dificuldade de se obter as quantidades necessárias de vitaminas e minerais na infância. Nesse contexto, os suplementos podem ser importantes para a saúde dos pequenos e podem ser recomendados pelo pediatra. “Crianças que moram em regiões com pouco sol, por exemplo, tendem a carecer de
vitamina D, já que a sua síntese no organismo é feita pela exposição aos raios solares. Nesses casos, podem depender da suplementação”, completa.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Carla Cotta

Carla Cotta

Nutrição

CRM: CRN-4 02100097 / RJ

TAGS
alimentacao
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que é tão difícil conseguir todas as doses recomendadas de vitaminas e minerais apenas pela alimentação na infância?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.