A partir de qual idade os pais podem usar soluções salinas para higienizar o nariz dos filhos?


  • +A
  • -A

Bebês e crianças estão mais sujeitos a infecções respiratórias devido ao sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Por isso, os pais ou responsáveis devem redobrar os cuidados com a saúde dos pequenos, ajudando a prevenir e a tratar qualquer problema que possa se desenvolver. Uma das maneiras de protegê-los é realizar a higiene nasal de forma adequada.

Uso de soro fisiológico para higiene nasal reduz chance de infecções


“A higiene nasal pode ser realizada de maneira segura e
eficaz em qualquer idade, até mesmo em recém-nascidos”, afirma a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli. A higienização do nariz dos filhos deve ser feita com a aplicação de soro fisiológico, em concentração de 0,9% e em temperatura ambiente, seja com spray, seringa ou jato contínuo.

Se realizada corretamente, a limpeza nasal melhora o funcionamento do sistema mucociliar, removendo o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas que, em quantidades excessivas, facilitam a instalação de infecções causadas por vírus e bactérias, e diminui a inflamação da mucosa, que pode provocar obstrução nasal.

Criança deve estar sentada na hora de limpar o nariz


Para saber a quantidade ideal de soro, é importante levar em consideração o tamanho e a idade da criança. Faça testes, iniciando com 0,5 mililitros em cada narina e vá aumentando, verificando sempre se o filho está confortável com o procedimento. O soro pode sair pela mesma narina ou até ser engolido, um mero desconforto que não faz mal nenhum para a criança.

“É importante lembrar de realizar essa higiene com a criança em posição sentada e com jato sem excesso de força”, destaca a médica, já que fazer a limpeza com força pode machucar o nariz. O procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia, de acordo com a quantidade de secreção encontrada dentro do nariz.

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

 

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A partir de qual idade os pais podem usar soluções salinas para higienizar o nariz dos filhos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.