Por que a maior parte de infecções em crianças é causada por vírus?


  • +A
  • -A

A infância é um período da vida marcado por frequentes infecções, tendo em vista que o sistema imune das crianças está em desenvolvimento e, portanto, mais vulnerável à ação de vírus, bactérias e demais agentes infecciosos. Dentre estes, os vírus são os que aparecem com maior prevalência, pois são mais resistentes e possuem maior poder de contaminação.

Principais infecções virais que afetam as crianças

 

“Na verdade, tanto em crianças como em adultos a maior parte das infecções é de causa viral. O vírus possuem uma capacidade maior de se espalhar e contaminar as pessoas. Além disso, a maioria deles consegue permanecer viva em superfícies, facilitando o contágio”, explica a pediatra Flávia Bello.  

As principais infecções virais na infância são as que acometem as vias aéreas superiores (gripe, resfriado, faringite, algumas amigdalites também são virais) e o trato digestório (gastroenterites). “As crianças também podem ser acometidas por vírus como dengue, zika, chikungunya e, se não estiverem com as vacinas em dia, por varicela (catapora), caxumba, sarampo, rubéola e febre amarela”, afirma a pediatra.

Tratamento contra vírus é sintomático

 

Para a maior parte das infecções virais, não existe um tratamento específico, sendo indicadas abordagens que atuam diretamente nos sintomas. Ou seja, a ideia é aliviar os incômodos provocados pelos quadros e cuidar bastante da saúde para manter a imunidade funcionando bem até que as defesas do organismo consigam eliminar o vírus em questão.

“Em geral, tratamos infecções virais somente com sintomáticos. Ou seja, se tem febre, fazemos analgésico. Se tem vômito, fazemos antiemético. Muito líquido e repouso também ajudam o organismo a se recuperar mais rápido”, explica Dra. Flávia. Medicamentos que estimulam a imunidade também são importantes aliados na luta contra os vírus e demais infecções que acometem crianças e adultos.

Foto: Shutterstock

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a maior parte de infecções em crianças é causada por vírus?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.