Por que a ingestão de vitaminas e minerais é tão importante durante a infância?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a ingestão de vitaminas e minerais é tão importante durante a infância?

A infância é uma fase determinante da vida, pois a ingestão adequada de vitaminas e minerais neste período permite que a criança cresça e se desenvolva de maneira saudável. Portanto, é fundamental que os pequenos tenham acesso aos nutrientes mais importantes, seja por meio da alimentação, balanceada e diversificada, ou, caso isso não seja possível, por meio de suplementos.

“Todas as vitaminas e minerais são importantes para o desenvolvimento do corpo e da mente dos seres humanos. Dentre os minerais, merecem destaque o cálcio, fósforo, ferro e zinco, e entre as vitaminas, A,C,D e E. Alguns destes são realmente imprescindíveis dependendo do momento da vida, e por isso podem até mesmo precisar ter sua oferta aumentada”, afirma a pediatra Pamela Deutz.

Benefícios do consumo de vitaminas e minerais na infância


Até o sexto mês de vida, orienta-se o aleitamento materno exclusivo. Neste período,
a mãe deve consumir bastante vitamina D para aumento da reserva, já que a exposição direta do bebê ao sol não é aconselhável. “Após este sexto mês, passamos a ofertar também cálcio e ferro, que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento, inclusive, do sistema imunológico da criança”, explica Pamela.

Conforme aponta a especialista, o zinco é outro nutriente fundamental no metabolismo do sistema imunológico, assim como a vitamina C que, além de ser importante na absorção do cálcio, também fortalece a imunidade. “A vitamina A é excelente para a visão e para a pele e também ajuda no sistema de defesa do organismo. O fósforo, assim como o cálcio, é responsável pelo desenvolvimento da estrutura óssea”, completa a pediatra.

Riscos da carência de vitaminas e minerais em crianças


A carência de vitaminas e minerais em crianças aumenta consideravelmente o risco do desenvolvimento de diversas doenças, já que esses nutrientes são vitais para inúmeras funções do organismo. “A maioria das vitaminas e minerais agem no sistema de defesa e no desenvolvimento ósseo e mental do organismo. Sua deficiência gera problemas como raquitismo, alterações oculares, anemias, sangramentos e maior suscetibilidade a infecções”, conclui Pamela.

Dra. Pamela Deutz Neves Trarbach é pediatra formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Cursou residência médica em pediatria e pneumologia pediátrica no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (ES). CRM-ES: 9383

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a ingestão de vitaminas e minerais é tão importante durante a infância?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.