Gripe e sarampo: Saiba a importância de vacinar seu filho contra essas doenças!

  • +A
  • -A

A gripe e o sarampo são problemas de saúde evitáveis, mas que infelizmente ainda acometem a saúde de muitas pessoas, especialmente as crianças. A imunização infantil é uma das formas de evitar essas doenças e tanto a vacina contra gripe quanto a vacina do sarampo estão disponíveis gratuitamente no SUS. Para entender a importância de vacinar seu filho contra a gripe e o sarampo, convidamos a pediatra Fabiane Durão, que contou tudo sobre o assunto. Confira! 

A importância da vacina: sarampo e gripe podem causar pneumonia

 

Em 2016, o Brasil havia recebido o certificado de país livre do sarampo, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, o aumento no número de casos e a queda na vacinação fizeram com que o país perdesse esse mesmo certificado em 2019. De lá para cá, a doença tem se tornado uma preocupação crescente para as autoridades de saúde. 

Dra. Fabiane destaca que o sarampo, quando grave, pode causar encefalite e pneumonia, esta última também podendo ser consequência de uma gripe mal curada. Por isso, é essencial imunizar as crianças com ambas as vacinas, já que os pequenos ainda estão formando seu sistema imunológico e, por isso, são mais suscetíveis a quadros graves dessas doenças.

Segundo a pediatra, os primeiros sintomas de sarampo e gripe, por vezes, podem ser parecidos. “A gripe pode apresentar os seguintes sintomas: febre, prostração, congestão nasal, tosse e dor de garganta. Pode variar de um indivíduo para o outro. Ou também, como vimos na COVID-19, perda de olfato e paladar. Já o sarampo causa manchas avermelhadas no corpo, febre, queda do estado geral, manchas brancas na região interna das bochechas, perda de apetite, conjuntivite, coriza, congestão nasal e tosse”, alerta a médica.  

Os riscos de não cumprir o calendário de vacinação infantil

 

Cumprir o calendário vacinal – não só das vacinas da gripe e do sarampo – pode evitar que a criança contraia diversos problemas de saúde. “A vacinação infantil evita várias doenças virais e bacterianas, dentre elas alguns tipos de meningites, otites, pneumonias, coqueluche e catapora”, explica a pediatra. A vacina da gripe, mesmo que não evite de forma completa a infecção, diminui de forma drástica as chances do desenvolvimento grave da doença. 

As consequências de não manter a vacinação em dia, de acordo com Dra. Fabiane, podem ser severas: “As crianças correm o risco de ter inúmeras doenças, principalmente em suas formas mais graves, levando à internação e, às vezes, ao falecimento. Por isso é tão importante vacinar contra todas as doenças para as quais já temos vacinas”. Logo, fica a dica: vacine seu filho conforme o calendário de vacinação infantil e fique atento às campanhas de vacinação que ocorrem em todo o país. 

Você sabe o que é coriza? Não? Leia nossa matéria sobre o assunto e fique por dentro!

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fabiane Durão

Dra. Fabiane Durão

Homeopatia

CRM: 52-68463-5 / RJ

TAGS
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gripe e sarampo: Saiba a importância de vacinar seu filho contra essas doenças!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.