Falta de ar: Como os pais podem ajudar os filhos com esse problema?


  • +A
  • -A
Imagem do post Falta de ar: Como os pais podem ajudar os filhos com esse problema?

A falta de ar constante é bastante incômoda e acaba prejudicando diversas atividades no dia a dia. Nas crianças, o mal-estar provocado pelo sintoma atrapalha brincadeiras em casa e na escola e diminui a capacidade de concentração na aula e na hora de fazer deveres. Os pais têm papel fundamental na busca pelo fim desse problema nos filhos.

Manter a casa limpa ajuda a evitar falta de ar


De acordo com o pneumologista Rodrigo Athanazio, o primeiro passo é procurar assistência médica para diagnosticar e tratar adequadamente a causa da falta de ar. Mas, existem algumas mudanças que podem ser feitas dentro de casa para melhorar a respiração dos filhos: “A casa deve ser limpa com pano úmido, devemos deixar bater sol no quarto e no colchão e evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia que podem acumular poeira”.

O especialista afirma que é importante manter o ambiente limpo de poeira e mofo, dois agentes causadores de crises alérgicas respiratórias. Além disso, as crianças devem ser estimuladas pelos pais a aderir ao tratamento e a adotar medidas que ajudam a promover a saúde, como prática regular de atividades físicas e alimentação saudável.

Quais problemas de saúde causam falta de ar?


Geralmente, a falta de ar é provocada por doenças respiratórias e crises alérgicas causadas por vírus e bactérias. “A asma é a mais comum e está relacionada a uma resposta inflamatória a agentes irritantes. É frequentemente associada à rinite e à sinusite crônica”, explica Athanazio. Já a bronquiolite afeta bastante as crianças pequenas e é potencialmente grave, especialmente até os dois anos de idade. Devem ser mencionadas também a pneumonia e a traqueobronquites, causadas por bactérias.

Apesar de as infecções virais serem geralmente quadros autolimitados em que o próprio corpo desenvolve o mecanismo de defesa, o pneumologista acredita que quadros mais graves devem ser tratados até a recuperação do organismo, assim como as infecções bacterianas, que devem ser combatidas com antibióticos. O profissional destaca que a doença pode persistir e causar complicações e, para evitar problemas, os pais devem levar os filhos ao médico diante dos sintomas.

Dr. Rodrigo Abensur Athanazio é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-SP: 122658

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Falta de ar: Como os pais podem ajudar os filhos com esse problema?"

Simone

Adorei tenho um filho que faz tratamento de asma há um ano.Informação nunca é demais.Obrigada

Cuidados Pela Vida

Olá Simone, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Abraços.

clebson

como posso mi livra dessa falta de ar tenho 14 anos e sinto catarro preso na garganta

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.