Diarreia infantil: quais são os cuidados básicos que devem ser tomados?


  • +A
  • -A
Imagem do post Diarreia infantil: quais são os cuidados básicos que devem ser tomados?

A diarreia em crianças é bastante perigosa principalmente por conta da desidratação. Se esta não for devidamente cuidada, pode implicar em riscos sérios para a saúde. Existem alguns métodos que os pais podem e devem utilizar para controlar a perda de líquidos em um quadro de diarreia, então, não há motivo para desespero.   

A desidratação pode ser evitada por meio da reposição das perdas líquidas provocadas pela diarreia. O uso de soluções reidratantes, como o soro de reidratação oral, é essencial nesse sentido. Na verdade, deve-se aumentar a oferta de líquidos, em geral. Água, sucos naturais, água de coco e chás também devem ser oferecidos às crianças”, aponta a pediatra Aline Fregni.

 

Importância de uma boa alimentação para a recuperação da diarreia

 


Além da preocupação com a hidratação, é importante buscar manter a alimentação das crianças o mais próximo possível do normal, por mais que ocorra perda de apetite durante um período de diarreia.
A boa oferta nutricional e a manutenção do peso são cruciais para evitar o agravamento da doença.

Quanto às refeições, deve-se evitar não apenas o que é pouco nutritivo, mas também o que contribui negativamente para a perda exagerada de água e eletrólitos pelas fezes. Portanto, alimentos industrializados, gordurosos, frituras e frutas como ameixa e mamão, que costumam soltar o intestino, devem ser preteridos. Além disso, o zinco é importante para a recuperação do organismo e pode ser suplementado para auxiliar nesse processo. Converse com seu médico, que vai apontar o melhor caminho para o tratamento.

 

Atenção aos sinais da desidratação da diarreia

 


De acordo com a médica, é fundamental que os pais busquem estar sempre atentos aos sinais de desidratação para evitar que o quadro se desenvolva e fique mais difícil de tratar depois. “Olhos fundos, boca seca, choro sem lágrimas, redução da diurese (urina) e sonolência excessiva são alguns exemplos de sinais”, completa Aline.

 

Dra. Aline Fregni Caetano é pediatra formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). CRM-SP: 150985

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
diarreia

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Diarreia infantil: quais são os cuidados básicos que devem ser tomados?"

Adriana Rose de Moraes

O que fazer quando um bebê de 1 ano e 8 meses está com diarréia e não se alimenta com nada. Só agua e mama?não sei o fazer para se alimentar.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.