Por que crianças costumam não gostar de verduras e legumes?


  • +A
  • -A

Diversos estudos já demonstraram, ao longo das últimas décadas, a importância dos legumes e das verduras na alimentação das crianças. No entanto, não é fácil introduzir estes ingredientes nas refeições, já que muitos pequenos fazem cara feia ao ver os alimentos verdinhos no prato e são muito mais receptivos aos docinhos.

Crianças preferem alimentos doces a verduras e legumes


“Desde o útero, o bebê sente o sabor doce por causa do líquido amniótico e o
leite materno também tem um sabor mais adocicado”, afirma a nutricionista Alexandra Marinho. Durante a infância, as embalagens coloridas e, às vezes, cheias de personagens de desenhos animados, de balas e biscoitos também chamam a atenção das crianças, despertando um maior interesse por este tipo de alimento.

De acordo com a profissional, o paladar da criança deve ser trabalhado desde cedo. Caso contrário, certamente haverá uma recusa inicial para aceitar outros sabores além do doce. Entretanto, é preciso quebrar essa resistência: “Verduras e legumes são, geralmente, ricos em fibras e antioxidantes, fundamentais para a saúde de uma forma geral”.

Para estimular as crianças, pais devem comer verduras e legumes


Para
dar mais destaque às verduras e aos legumes, os pais e responsáveis podem pedir auxílio a um nutricionista. “Devemos sempre buscar a orientação de um profissional especializado, pois existem técnicas que ajudam a começar um processo, que é lento muitas vezes, de estimulação de novos sabores e texturas”, recomenda Alexandra.

Além disso, é importante que a família esteja inserida no contexto da alimentação saudável para que a criança tenha uma alimentação equilibrada. Os familiares devem, inclusive, dar o exemplo, comendo verduras e legumes, estimulando o consumo e pensando nas refeições de modo a colocar pelo menos alimentos de cinco cores diferentes no prato.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Alexandra Marinho

Alexandra Marinho

Nutrição

CRM: CRN: 04100212 / RJ

TAGS
alimentacao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que crianças costumam não gostar de verduras e legumes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.