Confira algumas dicas de atividades e alimentos que podem ajudar a criançada a se refrescar nesse verão!


  • +A
  • -A

Como no Brasil o verão coincide com o período de férias escolares, as crianças aproveitam o recesso com as opções de diversão típicas da estação e as altas temperaturas “pedem” passeios nos quais seja possível se refrescar, como praias e piscinas. Isso, além de prazeroso, faz muito bem para a saúde e para o bem estar, não só das crianças, mas de todas as pessoas.  

 

Alimentos e atividades importantes para as crianças se refrescarem no verão

 


Além das atividades, é importante que a alimentação dos pequenos também seja refrescante, para ajudar o organismo a lidar com a temperaturas mais elevadas. Não faltam opções de alimentos saudáveis e nutritivos para as crianças se deliciarem e refrescarem ao mesmo tempo. Frutas são uma excelente pedida, especialmente aquelas que são suculentas e com muita água, como melancia, melão, tangerina, laranja, etc.   

“Com a chegada do verão, brincadeiras ao ar livre devem ser estimuladas. Recomenda-se que as crianças usem roupas mais leves e consumam alimentos também mais leves e em boas condições (cuidado com aqueles perecíveis fora da geladeira). A praia, a piscina e brincadeiras na água ajudam a refrescá-los neste período, mas deve-se sempre prezar pela segurança deles nesses ambientes”, aponta a pediatra Pamela Deutz.

 

Atenção à hidratação e aos cuidados com a pele

 


No verão, o corpo perde mais líquido e por isso a reposição deve ser feita com frequência. “Os pais não podem esquecer de oferecer líquidos a todo momento aos seus filhos”, ressalta a médica. A hidratação pode ser feita não apenas com água,
mas também com sucos de frutas, que além de refrescar e hidratar fornecem ainda nutrientes importantes, como vitaminas e minerais.  

As altas temperaturas podem provocar, além da desidratação, problemas de pele, como queimaduras, exigindo ainda mais precaução dos pais. “É interessante que a exposição solar das crianças seja feita antes das 9 da manhã e após as 16 horas, sempre usando um protetor solar adequado para a idade, chapéu, óculos de sol para os maiores, além de roupas adequadas”, completa a pediatra.

 

Dra Pamela Deutz Neves Trarbach é pediatra formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis. Cursou residência médica em pediatria e pneumologia pediátrica no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (ES). CRM-ES: 9383

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Confira algumas dicas de atividades e alimentos que podem ajudar a criançada a se refrescar nesse verão!"

raquel karolyne da silva lisboa

quero levar uma dieta regrada para minha filha de 5 anos esta com colesterol

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raquel, como cada caso tem suas particularidades, o indicado é realizar uma consulta com um nutricionista, que indicará a dieta adequada para o seu filho. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.