Cobre e selênio: qual a função desses minerais na saúde do organismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Cobre e selênio: qual a função desses minerais na saúde do organismo?

Cobre e selênio são dois minerais importantes para diversas funcionalidades do organismo em todas as fases da vida. Durante a infância, em especial, ajudam no crescimento e desenvolvimento. Cada um possui benefícios próprios, sendo que alguns são comuns aos dois. O fortalecimento da imunidade é um exemplo.

Como o desenvolvimento do sistema imunológico é marcante nos primeiros anos de vida, a boa oferta desses minerais nesta fase é extremamente importante para o crescimento saudável das crianças.

 

Benefício de cobre e selênio e riscos com a ausência de minerais na infância

 


“O cobre é importantíssimo para a produção de glóbulos vermelhos, produção de colágeno na pele e para a saúde óssea, além de ser ativador do sistema imunológico.
O selênio é fundamental tanto no combate aos radicais livres, quanto para a saúde da tireoide e conversão de hormônios tireoidianos. Cobre e selênio participam de várias reações enzimáticas e são antioxidantes importantes”, aponta a nutricionista Carla Cotta.

Segundo a especialista, no desenvolvimento infantil, mesmo em quantidades pequenas, estes minerais, assim como outros (zinco, sódio, potássio), são fundamentais em diversos processos, como o desenvolvimento dos órgãos, saúde da tireoide e ossos. Sem eles, há o risco de doenças carenciais, como anemia, alterações ósseas e musculares, além de dificuldade de eliminação de toxinas.

 

Suplementação de cobre e selênio pode ser indicada

 


Na alimentação, o cobre normalmente é encontrado em carnes, crustáceos, legumes e grãos, e o selênio em frutos do mar, leite, queijo e carnes. Caso não sejam adquiridos suficientemente por meio das refeições, a suplementação é sempre uma opção.
No caso dos bebês e crianças, que podem ter alimentação carente de todas essas fontes, a suplementação pode ser ainda mais importante. Converse com o pediatra de sua confiança, que vai apontar o melhor curso para o desenvolvimento saudável da criança.

 

Dra. Carla Cotta é nutricionista, graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL. CRN4 02100097 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cobre e selênio: qual a função desses minerais na saúde do organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.