Saúde infantil: conheça os principais benefícios das vitaminas do complexo B


  • +A
  • -A
Imagem do post Saúde infantil: conheça os principais benefícios das vitaminas do complexo B

Aliadas do bom funcionamento do corpo, as vitaminas, em sua maioria, não são sintetizadas pelo organismo, ou seja, é preciso que elas sejam ingeridas na alimentação diária desde cedo ou até mesmo suplementadas (nos casos em que a alimentação é deficiente) para que os indivíduos aproveitem os seus benefícios. As vitaminas do complexo B não fogem a essa regra.

Benefícios das vitaminas do complexo B e riscos em não consumi-las


“A vitamina B, que na verdade é um complexo de vitaminas (complexo B), age de maneira importante no metabolismo das células do organismo. Participam da formação das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), dos neurotransmissores (sistema nervoso), da síntese de DNA, dentre outros”, informa a pediatra Patrícia Rodrigues. Elas também contribuem na formação dos tecidos do organismo.

A oferta dessas vitaminas é recomendada desde que o bebê ainda está na barriga da mãe. Quando isso não é feito, há o risco de ocorrer malformações na criança. Se a dieta da criança é deficiente dessas vitaminas, podem aparecer alguns sintomas, os quais vão depender de qual vitamina do complexo está em carência. “Dentre os sintomas, destacam-se alterações cutâneas, fraqueza, dormências e anemia”.

Vitaminas do complexo B na alimentação


Logo que a criança nasce, não é preciso se preocupar com as vitaminas do complexo B pois o leite materno as contém em quantidades satisfatórias, assim como diversos outros nutrientes. Quando o período de amamentação acaba,
se torna necessário buscar fontes alimentares dessas vitaminas e/ou suplementos adequados.

Não é nada difícil encontrar as vitaminas do complexo B na alimentação, pois elas compõem substâncias presentes nos mais variados tipos de refeições. “As vitaminas do complexo B são encontradas em diversos alimentos, tais como carnes, leite e derivados, frutas, ovos, vegetais e legumes”. Também aparecem em cereais integrais, como arroz e trigo integrais. Nesse caso, as vitaminas ficam na capa que envolve os grãos.  

Dra. Patrícia Rodrigues Lucchetti é médica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques e pediatra pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado. CRM: 52-99909-1

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Saúde infantil: conheça os principais benefícios das vitaminas do complexo B"

Adelia Moraes

Gosto de ficar informa obre alimentação sadia e seus benefícios para a saúde…Gosto de informes sobre as vitaminas indispensáveis para o organismo…Crianças e idoso.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.