Entenda os problemas urinários causados pela hiperplasia prostática benigna

  • +A
  • -A

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um dos problemas de saúde que mais afetam o sistema urinário. Trata-se de uma doença relacionada à próstata que atinge 70% dos homens acima dos 70 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Saiba mais sobre o que é a hiperplasia prostática e quais os problemas urinários que ela causa. Quem tira as dúvidas sobre este assunto é o urologista Bruno Cezarino.

Hiperplasia prostática benigna causa impotência e dificuldade de urinar?

Muita gente acaba confundindo a hiperplasia da próstata com o câncer de próstata, embora estejamos falando de doenças bem diferentes. “O crescimento prostático do homem maduro ocorre a partir dos 40 anos e é um fenômeno esperado nos homens, em maior ou menor grau”, afirma Dr. Bruno. Os problemas causados pela HPB no sistema urinário acontecem porque a próstata envolve a uretra masculina. 

O urologista explica os sintomas da doença que estão relacionados ao trato urinário: “O crescimento da próstata comprime esse canal de passagem urinário (uretra), provocando dificuldade miccional progressiva com sintomas como jato fraco, micção entrecortada e dificuldade de esvaziamento total da bexiga”. Vale destacar que não há estudos que comprovem de fato que a hiperplasia cause disfunção erétil (impotência sexual)

Saiba como é o tratamento para hiperplasia de próstata

Após os 40 anos de idade do homem, o ideal é que as consultas com o urologista se tornem constantes: o exame de próstata é um dos principais meios de diagnosticar de forma precoce a doença. A boa notícia é que existe tratamento para o problema, indicado principalmente para os homens que apresentam sintomas. 

“O tratamento para a hiperplasia prostática benigna depende do grau de obstrução urinária da próstata, variando desde uso de medicamentos contínuos até cirurgias de desobstrução uretral, por meio de raspagens da próstata ou retirada da porção obstrutiva da mesma”, finaliza o urologista.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU): https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/doencas-da-prostata/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Cezarino

Dr. Bruno Cezarino

Urologia

CRM: 139512 / SP

TAGS
saude-do-homem

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda os problemas urinários causados pela hiperplasia prostática benigna"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.