O que é a hiperplasia prostática benigna? Quais são os sintomas?

  • +A
  • -A

É muito importante realizar consultas frequentes com um urologista para verificar como está a saúde do trato urinário. Entre os homens, um dos problemas mais comuns nesta parte do corpo é a hiperplasia prostática benigna, também conhecida pela sigla HPB. Quer saber mais sobre essa condição? Confira o que o urologista Paulo Emílio Fuganti nos contou!

HPB provoca alterações no jato urinário

 

“A hiperplasia prostática benigna é o aumento da próstata, que surge conforme o homem envelhece. Não tem relação com câncer de próstata e é muito comum”, afirma o médico. Geralmente, o crescimento dessa glândula começa a partir dos 40 anos de idade e fica mais frequente conforme os anos passam: segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 70% dos homens acima dos 70 anos têm o problema. 

De acordo com Dr. Fuganti, a HPB pode causar alterações no jato urinário. Isso acontece porque o aumento da próstata pode obstruir a uretra, atrapalhando a passagem da urina. Como consequência, o homem sente vontade de ir ao banheiro muitas vezes ao longo do dia, precisa fazer força para urinar e, ainda assim, o jato sai fraco (redução do fluxo urinário). 

O surgimento dos sintomas, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, não depende do nível de aumento da próstata. Há casos sintomáticos em que o crescimento não é acentuado e há quadros em que o aumento é considerável mas não provoca sintomas.

Como funciona o tratamento da hiperplasia prostática benigna?

 

Diante dos sintomas, é importante procurar a ajuda de um especialista. “O tratamento e o acompanhamento médico da hiperplasia benigna da próstata, além de trazer alívio, permitem que o médico saiba como as coisas estão indo. Por exemplo, se há risco de travar a urina, se estão ocorrendo infecções urinárias repetidas”, destaca o urologista.

O tratamento da HPB pode envolver o uso de medicações para aliviar os sintomas da doença por meio do relaxamento da uretra e para impedir o crescimento da próstata ou até mesmo reduzir o tamanho dessa glândula. Nos casos em que os medicamentos não são suficientes, é possível recorrer a uma cirurgia. 


Dados da Sociedade Brasileira de Urologia:
https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/doencas-da-prostata/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Emílio Fuganti

Dr. Paulo Emílio Fuganti

Urologia

CRM: 18331 / PR

TAGS
saude-do-homem

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é a hiperplasia prostática benigna? Quais são os sintomas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.