Câncer de próstata: sintomas, diagnóstico e tratamento! Saiba tudo sobre a doença!

  • +A
  • -A

O câncer de próstata é um dos principais problemas referentes à saúde masculina. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo cerca de 29,2% das pessoas do sexo masculino que sofrem com algum tumor cancerígeno, atrás apenas do câncer de pele

Apesar de séria, a doença tem tratamento e quanto mais precoce for feito o diagnóstico, melhores serão as chances de cura. O urologista Bruno Cezarino conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida e esclareceu as principais dúvidas sobre os sintomas de câncer de próstata, como é feito o diagnóstico e os possíveis tratamentos. Confira! 

O que é e quais são os sintomas de câncer de próstata?

De acordo com Dr. Cezarino, os sintomas podem ou não aparecer: “A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino com função específica de composição do sêmen. O câncer de próstata surge nessa glândula e, em grande parte das vezes, é assintomático, especialmente em seu início”.

Quando sintomático, o câncer de próstata pode apresentar alterações principalmente no sistema excretor. Sinais como dificuldade de urinar ou vontade de urinar várias vezes ao dia são comuns neste quadro. Se já avançada, a doença também causa dor óssea, incômodos urinários, infecção generalizada e insuficiência renal.

Diagnóstico e tratamentos para câncer de próstata

Para chegar ao diagnóstico da doença, é necessário consultar um médico aos primeiros sinais. “O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente com alta chance de cura total quando o rastreamento, ou seja, exames de rotina, são feitos para detecção desse tumor em fase inicial”, explica Dr. Cezarino. A detecção precoce é de vital importância para garantir o bem-estar do paciente. “Quando diagnosticado tardiamente, o câncer de próstata causa metástases que prejudicam o funcionamento dos órgãos e, eventualmente, causa a morte”, afirma o médico. 

Outro ponto importante para destacar é o exame de próstata, que enfrenta muito preconceito e ainda é evitado pelo público masculino. “A partir dos 50 anos, o homem deve procurar o urologista anualmente para realização de exame de PSA de sangue e realização de toque prostático. Este exame dura menos de 3 segundos e quase não existe desconforto”, esclarece o urologista. 

O tipo de tratamento varia conforme o caso, como esclarece Dr. Cezarino: “O câncer de próstata, quando diagnosticado na fase inicial, pode ter tratamento cirúrgico de remoção completa da próstata ou, em casos selecionados, radioterapia. Casos mais avançados são tratados com hormônios e/ou quimioterapia”.


Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA):
https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Cezarino

Dr. Bruno Cezarino

Urologia

CRM: 139512 / SP

TAGS
saude-do-homem

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Câncer de próstata: sintomas, diagnóstico e tratamento! Saiba tudo sobre a doença!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.